A sigla GTI, criada originalmente pela Volkswagen para diferenciar o icónico Golf GTI de 1976, passou a ser utilizada por inúmeros modelos compactos desportivos, sendo ainda utilizada pela Volkswagen, com o Golf GTI e Polo GTI, bem como por outros fabricantes, como a Peugeot com o 308 GTI. Porém, os modelos actuais são bastante diferentes do Golf GTI original (ou até do Peugeot 205 GTI), muito por culpa do aumento significativo das dimensões, do peso, e das motorizações utilizadas.
Com o novo Up! GTI, a Volkswagen volta a pegar na fórmula original, ao reunir num chassis leve (ainda assim mais pesado que os 790kg do Golf GTI de 1976), uma suspensão mais desportiva e o mesmo patamar de potência do Golf GTI original. O resultado é uma autêntica homenagem ao ícone, e um dos automóveis compactos mais divertidos que conduzi nos últimos meses. Face aos restantes Up!, esta versão diferencia-se pelo visual mais desportivo, como os pára-choques desportivos, spoiler traseiro, saias laterais, jantes de 17 polegadas de desenho específico, e a obrigatória faixa vermelha na grelha.
No interior as diferenças são mais discretas, existindo apenas uma faixa vermelha ao longo do tablier, volante desportivo em pele com costuras a vermelho, uma manete personalizada com faixa vermelha na base, e o obrigatório padrão em xadrez nos bancos, também estes completados com pespontos vermelhos nas extremidades. Embora não seja um interior luxuoso, não falta qualquer tipo de equipamento moderno, como ar condicionado automático, e um rádio que permite, através de um encaixe no topo do tablier, encaixar o seu smartphone, utilizando-o como sistema de infoentretenimento.
Os bancos, embora tenham a referida personalização GTI, falta-lhes o apoio lateral que hoje em dia encontramos em qualquer “pseudo-desportivo”, o que é um erro, especialmente se tivermos em conta o comportamento que o Up! GTI revelou ter, graças à excelente relação peso/potência. Claro que existem limites, e a altura da carroçaria, em conjunto com a curta distância entre eixos poderá levar a que tenhamos que levantar o pé do acelerador em situações mais extremas, como numa estrada de serra. Felizmente o ESP e o diferencial electrónico XDS estão bem programados para nos ajudar a manter tudo sob controlo.
Infelizmente, quando o piso se deteriora, como andar numa qualquer rua de Lisboa, em especial nas de piso empedrado, rapidamente se aperceberá que o bom corportamento da carroçaria, culpa da rigidez da suspensão e as jantes de 17 polegadas com pneus de baixo perfil, não foram feitos para estes percursos. Mas, ainda assim, poderá divertir-se bastante em cidade, em especial nas famosas “corridas de semáforos”, com o pequeno Up! GTI, e o seu singelo três cilindros de 999 cc de 115 cavalos a conseguir envergonhar muitos automobilistas com o seus Mercedes-Benz “AMG” (de equipamento), ou BMW Série 1 “M”. E é nestes momentos em que mais ficará satisfeito por estar ao volante do pequeno Up! GTI.
Ficha Técnica
Motor | Prestações | ||
Tipo | Três cilindros | Velocidade Máxima | 196 km/h |
Capacidade | 999 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 8,8 s |
Potência | 115 cv (5000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 200 Nm (2000 rpm) | Cidade (anunciado) | 6,0 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 4,1 | |
Tracção | Dianteira | Média (anunciada) | 4,8 |
Caixa | Manual de 6 velocidades | Emissões Co2 | 110 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 3600 / 1478 / 1645 mm | Valor base | €18 156 |
Peso | 1070 Kg | Valor viatura testada | €20 538 |
Bagageira | 251 / 959 litros | I.U.C. | €102.81 |
Notas Finais
Gostámos
- Preço
- Comportamento
- Nível de equipamento
- Consumos
A rever
- Comportamento em pisos degradados
- Bancos com apoio insuficiente
Conclusão
6.2É curioso como o modelo mais acessível da gama GTI da Volkswagen acaba por ser o mais similar do Golf GTI original de 1976, graças à aproximada relação peso/potência oferecida. Extremamente divertido de conduzir, com um bom nível de equipamento e relativamente acessível (para um VW), este Up! GTI poderá ser o utilitário mais divertido para o seu quotidiano.