A gama Astra é, para a Opel, uma das mais importantes, senão mesmo a mais importante, visto representar uma herança com mais de 83 anos, que teve início com o velhinho Kadett. Lançado originalmente em 2015, a actual geração Astra representa uma evolução significativa face à anterior, designada de Astra “J”, algo que poderá rever aqui (Novo Astra revelado em Lisboa), quando o mesmo foi revelado em Lisboa. Como forma de manter este modelo competitivo, a Opel decidiu efectuar algumas alterações, não só em termos de motorizações como de equipamento e tecnologias de assistência à condução.
Começando pela aerodinâmica, o renovado Astra passou a ser um dos modelos mais aerodinâmicos do mercado, graças a ligeiras alterações estilísticas, como a introdução de cortinas automáticas atrás da redesenhada grelha, e implementação de carenagem de fundo plano, para uma redução do atrito ao ar. Isto permitiu ao Astra de cinco portas obter um coeficiente aerodinâmico de 0.26, valor esse que reduz para 0.255 no caso da carrinha, a Astra Sports Tourer.
O comportamento foi igualmente melhorado, fruto dos novos amortecedores, que garantem agora um maior conforto nas versões base, e maior rigidez nas variantes mais dinâmicas, ao qual se junta o sistema de paralelogramo de Watt aplicado no eixo traseiro. Já a direcção recebeu uma nova calibração, garantindo assim uma direcção mais precisa, graças ao novo programa de assistência variável. Igualmente relevante é a implementação de uma nova câmara dianteira, de última geração, que embora seja mais compacta e eficiente que a anterior, garante um processamento mais veloz na identificação de obstáculos à frente, passando agora identificar não só veículos como peões.
A câmara traseira também foi significativamente melhorada, quando associada ao sistema de infoentretenimento Multimédia Navi Pro, garantindo assim imagens de melhor resolução e nitidez, quando estiver a efectuar manobras de estacionamento ou em marcha atrás. O renovado Opel Astra, que já era conhecido por ter sido o primeiro modelo do segmento a receber a tecnologia de Matriz LED no sistema IntelliLux, recebe agora, nas versões básicas, um sistema de iluminação totalmente em LED mais eficientes, de apenas 13 Watts, um valor significativamente inferior às tradicionais lâmpadas de halogéneo de 55 Watts.
Os novos sistemas de infoentretenimento passam a suportar as plataformas Android Auto e Apple CarPlay, bem como a funcionar com os botões do volante ou por comandos de voz. No sistema de topo, o já referido Multimedia Navi Pro, passará a desfrutar de serviços de navegação conectada, com informações de trânsito em tempo real e actualizações regulares dos mapas, que podem incluir informações sobre POI (Pontos de Interesse), como preços de combustível e parques de estacionamento. Este sistema poderá ser associado ao opcional sistema de som Hi-Fi Bose, de sete altifalantes, subwoofer e amplificador digital.
Porém, a grande novidade do novo Astra é a introdução de novas motorizações, que garantem uma significativa redução de 21% face à anterior oferta. Desenvolvidos ainda pela Opel (antes da compra por parte da PSA), esta nova geração de motores de três cilindros, tanto a gasolina como diesel, basearam-se nas tecnologias anteriormente aplicadas no extinto 1.0 Turbo, como a aplicação de um veio de equilíbrio situado no bloco de cilindros, que funciona em contra-rotação com a cambota, para reduzir o ruído e as vibrações do motor.
Disponíveis com 1.2 e 1.4 litros de capacidade, os novos motores a gasolina oferecem uma potência de 130 e 145 cavalos, respectivamente, bem como valores de binário máximo de 195 e 236 Nm, respectivamente. Ambos os motores utilizam tecnologia de injecção directa, de válvulas com comando variável e colector de escape integrado na cabeça de cilindros, garantindo assim um rápido aquecimento do motor após um arranque a frio. Já o motor 1.4 Turbo recorre a uma bomba de água e wastegate eléctricas, para redução das emissões.
Quanto ao motor turbodiesel, o novo 1.5 Turbo D garante 122 cavalos de potência e 300 Nm de binário máximo, tendo este motor a particularidade de usar um bloco e cabeça totalmente em alumínio, turbo de geometria variável, injecção directa “common rail” e o já referido veio de equilíbrio. Para garantir o cumprimento das exigentes normas de emissões, dispõe de catalisador de redução selectiva (SCR) e catalisador de oxidação passiva, injecção de AdBlue e filtro de partículas Diesel (DPF).
As motorizações 1.2 Turbo e 1.5 Turbo D estão associadas, de série, a uma eficiente caixa manual de seis velocidades, estando o 1.4 Turbo associado à nova caixa automática de variação contínua (CVT) de sete relações. Já o motor turbodiesel poderá ser associado a uma nova transmissão automática de nove velocidades, tendo esta a particularidade de ser mais eficiente e tão compacta quanto a anterior transmissão automática de seis velocidades (AT6). Todas as transmissões estão associadas a um sistema start/stop.
O novo Opel Astra já poderá ser adquirido na rede de concessionários Opel em Portugal, estando disponível em três níveis de equipamento (Business Edition, GS Line e Ultimate), com preços que começam nos €24.690 para o Astra 1.2 Turbo (€25.640 para versão Sports Tourer), ou €28.190 para a mesma versão, embora equipada com motorização 1.5 Turbo D (€29.140 para a versão Sports Tourer).
Opel Astra | Motorização | Preço |
Astra 1.2 Turbo Business Edition | 1.2 Turbo 130 cv | €24.690 |
Astra 1.2 Turbo GS Line | 1.2 Turbo 130 cv | €25.940 |
Astra 1.5 Turbo D Business Edition | 1.5 Turbo Diesel 122 cv | €28.190 |
Astra 1.5 Turbo D GS Line | 1.5 Turbo Diesel 122 cv | €29.440 |
Astra 1.2 Turbo Ultimate | 1.2 Turbo 130 cv | €29.940 |
Astra 1.4 Turbo Ultimate CVT | 1.4 Turbo 145 cv | €33.290 |
Astra 1.5 Turbo D Ultimate | 1.5 Turbo Diesel 122 cv | €33.440 |
Astra 1.5 Turbo D Ultimate AT9 | 1.5 Turbo Diesel 122 cv | €36.290 |
Opel Astra Sports Tourer | Motorização | Preço |
Astra ST 1.2 Turbo Business Edition | 1.2 Turbo 130 cv | €25.640 |
Astra ST 1.2 Turbo GS Line | 1.2 Turbo 130 cv | €26.890 |
Astra ST 1.5 Turbo D Business Edition | 1.5 Turbo Diesel 122 cv | €29.140 |
Astra ST 1.5 Turbo D GS Line | 1.5 Turbo Diesel 122 cv | €30.390 |
Astra ST 1.2 Turbo Ultimate | 1.2 Turbo 130 cv | €30.890 |
Astra ST 1.4 Turbo Ultimate CVT | 1.4 Turbo 145 cv | €34.240 |
Astra ST 1.5 Turbo D Ultimate | 1.5 Turbo Diesel 122 cv | €34.3900 |
Astra ST 1.5 Turbo D Ultimate AT9 | 1.5 Turbo Diesel 122 cv | €37.240 |