O Volkswagen Polo, um dos modelos compactos mais vendidos do mundo com mais de 18 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento original em 1975, acaba de receber uma actualização a meio do ciclo de vida da actual sexta geração (6R).
Mantendo-se fiel à plataforma MQB, a Volkswagen aproveitou a ocasião para aprimorar o visual, com a introdução de novas cores de carroçaria, novas ópticas em LED de série, novos pára-choques dianteiro e traseiro e novas jantes, tentando assim aproximar o visual do modelo de segmento superior, o VW Golf.
Internamente as alterações são essencialmente em termos tecnológicos e visuais, como a introdução de um novo painel de instrumentos digital com ecrã de 8.0 polegadas (Digital Cockpit) de série, novo volante, novas inserções decorativas, novas opções na escolha de estofos e uma consola central redesenhada.
Em termos de motorizações, o novo Polo irá recorrer somente a motorizações a gasolina e gás natural, ambas baseadas no bloco 1.0 de três cilindros, que utilizará o auxílio de um turbocompressor nas versões TSI e TGI, oferecendo assim potências compreendidas entre os 80 cv e os 110 cv, estando prevista para o final do ano a versão GTI, que recorrerá a um motor 2.0 TSI com 207 cavalos de potência.
Porém, o que mais se destaca neste facelift do Volkswagen Polo é a inclusão de uma vasta lista de equipamentos tecnológicos, que permitirão tornar este modelo compacto na referência de mercado, como a iluminação totalmente em LED de série, sendo possível optar pelo sistema de luzes IQ.LIGHT LED Matrix.
O já referido painel de instrumentos digital que pode ser de 8 polegadas ou 10.25 (Digital Cockpit Pro), estando disponíveis diversos sistemas de infoentretenimento com ecrã táctil, que varia entre o modelo 6.5 polegadas (Composition Media), de 8 polegadas (Ready2Discover ou Discover Media), e o modelo de 9.2 polegadas (Discover Pro).
Os modelos de topo estão já equipados com a plataforma eléctrica modular MIB3 de última geração, garantindo assim uma maior conectividade, serviços online, aplicações, ligações para serviços na cloud e compatibilidade com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, sem precisar de recorrer ao cabo.
Contudo, é na aplicação da tecnologia IQ.DRIVE Travel Assist, que garante ao novo Polo um sistema de condução autónoma de nível 2, que o novo compacto da Volkswagen se distingue. Este sistema consegue assumir o controlo da direcção, travagem e aceleração automaticamente, quando solicitado, a velocidades entre os 0 e 210 km/h (velocidade máxima).
Quando utilizado em conjunto com a caixa DSG de dupla embraiagem, consegue lidar com as situações de “para-arranca”, mantendo a distância do veículo da frente, chegando mesmo a parar completamente. Conheça agora as versões disponíveis nesta fase de lançamento, e respectivos preços:
Versão | Combustível | Potência | CO2 | PVP |
1.0 | Gasolina | 80 cv | 123 g | €18.317,98 |
1.0 TSI | Gasolina | 95 cv | 122 g | €19.098,45 |
1.0 TSI Life | Gasolina | 95 cv | 118 g | €19.984,53 |
1.0 TSI Life DSG | Gasolina | 95 cv | 126 g | €22.052,36 |
1.0 TSI Style | Gasolina | 95 cv | 119 g | €21.855,91 |
1.0 TSI Style DSG | Gasolina | 95 cv | 127 g | €23.881,66 |
1.0 R-Line | Gasolina | 95 cv | 120 g | €22.538,87 |
1.0 R-Line DSG | Gasolina | 110 cv | 128 g | €25.322,41 |
1.0 TGI Life | GNC | 90 cv | 100 g | €21.571,08 |