Foi a 23 de Junho de 1991 que se fez história no mítico circuito de La Sarthe, onde, pela primeira vez, um automóvel japonês conseguiu vender as 24 Horas de Le Mans. Aos comandos do Mazda 787B estava Johnny Herbert, que voava pela recta Mulsanne, quando recebeu a notícia, via rádio, de que tinham ganho a mais exigente prova de resistência do mundo. A equipa de pilotos vencedora da Mazdaspeed incluía ainda os pilotos de Fórmula 1 Volker Weidler e Bertrand Gachot.
1991 foi o ano escolhido para a Mazdaspeed dar o tudo por tudo, já que no ano seguinte a FISA, actual FIA, iria proibir a utilização de motores rotativos como o que equipava o Mazda 787B. Começando a corrida na 12ª posição, o Mazda #55 foi conquistando terreno ao longo da prova, tendo assumido a liderança a três horas do fim da prova, ao aproveitar uma avaria que levou o Mercedes-Benz que liderava a prova a ter que desistir. Os restantes Mazda 787B que participaram, o #18 e o #56, terminaram nos 6º e 8º lugares, respectivamente.
Embora a Toyota já tenha conseguido igualar parte do feito, ao vencer as 24 Horas de Le Mans com o seu Toyota TS050 Hybrid, mais ninguém conseguiu vencer a prova com um motor rotativo. Houve outras participações de veículos de competição com motor rotativo, mas nenhum deles conseguiu o feito do Mazda 787B #55, ao vencer na categoria geral da prova.
Com uma velocidade média de 205.33 km/h ao longo de toda a prova, a Mazda determinou que após a prova, iria desmontar totalmente o motor para ser analisado ao pormenor. Esse processo teve a particularidade de ser assistido por um grupo de jornalistas convidados, onde todos puderam comprovar as boas condições do motor após tão exigente prova, revelando que o mesmo poderia ter sido utilizado na prova do ano seguinte (se as regras o permitissem).