A Air France acaba de receber o seu primeiro Airbus A220-300, que irá assumir um papel importante na renovação da frota para a sua rede de curto e médio curso. Esta renovação de frota, que se iniciou com a introdução dos novos A350 para as rotas de longo curso, deverá ficar finalizada até ao final de 2025, com a chegada dos 60 Airbus A220-300 encomendados em 2019, que irão substituir os actuais Airbus A318 e A319.
Esta encomenda, a maior de um cliente europeu, inclui um mix adicional de 30 opções e 30 direitos de aquisição. A introdução desta aeronave será fundamental para a Air France conseguir reduzir em 10% o custo por assento, face aos actuais A318 e A319, permitindo ao mesmo tempo reduzir em 20% no consumo de combustível e nas emissões de CO2, e uma redução de 34% na pegada de ruído.
Esta renovação de frota será fundamental para a Air France conseguir cumprir, até 2030, a sua meta de redução de 50% de todas as suas emissões de CO2 por passageiro/km face aos números de 2005. Esta primeira aeronave irá voar a partir do Hub da Air France em Paris-Charles de Gaulle, até Berlim, Barcelona, Madrid, Milão-Linate e Veneza. Durante o inverno 2021-2022, esta aeronave será gradualmente utilizada nas rotas para Bolonha, Roma, Lisboa e Copenhaga.
Os novos Airbus A220-300 que a Air France encomendou utilizarão uma configuração de 3-2, o que corresponde a 5 assentos por fila, dividida em duas cabines de viagem, a Business e Economy, para um total de 148 lugares. Todos eles terão acesso ao Air France Connect, a oferta de uma ligação Wi-Fi a bordo. As poltronas são as mais largas do mercado (48 cm), incluem uma inclinação de 118º e um encosto de cabeça ajustável. São revestidas a couro e possuem espumas ergonómicas para um maior conforto.
Na parte traseira dos assentos estão presentes um largo tabuleiro monobloco, porta-copos, bolsa para revistas e livros, tomadas USB e USB-C individuais, e um porta-tablet ou smartphone integrado. A cabine, a mais espaçosa e iluminada do segmento, está disponível nas cores de identidade da Air France, com tons de azul, forte presença do branco, e toques de vermelho, sendo o ambiente complementado pelas grandes janelas panorâmicas. O ar da cabine é completamente renovado a cada 3 minutos, graças a um sistema de reciclagem de ar que usa filtros do tipo HEPA, que eliminam 99,9% das partículas e vírus.