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Apresentação estática – Novo Opel Astra

Durante o mês de Julho, demos-lhe a conhecer o visual da nova geração do Opel Astra, tendo o mesmo já marcado presença em Portugal, numa apresentação estática ao qual a MotorMais teve o privilégio de ser convidada. A apresentação esteve maioritariamente a cargo de Enrico de Lorenzo, que é desde Fevereiro o Brand Manager da Opel em Portugal.

Durante a sua apresentação, Enrico de Lorenzo referiu a importância do Opel Astra, enquanto modelo familiar compacto da marca, com uma história que começou em 1936, com a designação Kadett, e que em 1991 muda de nome para Astra. O “primeiro” Astra (Astra F) vendeu mais de 4 milhões de unidades, tendo o total dessa e das seguintes gerações superado a marca de 15 milhões de unidades, o que o torna no modelo mais vendido da marca de Rüsselsheim.

Com a chegada da sexta geração Astra, que está prevista para o início do próximo ano, a Opel abandona de vez a plataforma GM utilizada na anterior geração, o novo Astra recorre à nova plataforma modular EMP2 v3, partilhada com outras marcas do grupo Stellantis, como o novo Peugeot 308. Graças à utilização de esta plataforma, o novo Astra consegue ser apenas 4 mm mais comprido que o seu antecessor, mas gozar de um maior espaço interior, graças ao aumento da distância entre eixos em 13 mm, para um total de 2675 mm.

E, se o anterior chassis já era dinamicamente forte, o novo Astra será ainda melhor, graças ao aumento da rigidez torcional em 14%, e pelo facto de, embora partilhar vários elementos com outros modelos do grupo, o novo Astra deverá manter todo o ADN Opel, o que o torna num modelo “Autobahn-proof”. Isto significa que o novo Astra foi desenvolvido tendo em conta as exigentes auto-estradas alemãs, onde a estabilidade e comportamento a alta velocidade são essenciais, graças à afinação específica da direcção e ao bom trabalho da suspensão, que é do tipo McPherson na frente e barra de torção atrás.

Visualmente o novo Astra recebe o novo “rosto” da marca, o Opel Vizor, visual esse já presente em modelos como o Opel Mokka, o Crossland e Grandland, sendo este complementado pela possibilidade de aplicação de uma pintura de dois tons, pela postura desportiva e linhas bem vincadas. Naturalmente que é à frente que o novo Astra tem maior presença, com detalhes como Opel Compass, um vinco presente ao centro do capot.

Todas as versões estão completamente equipadas, de série, com iluminação LED, mas é o opcional sistema de iluminação adaptativa Intelli-Lux LED Pixel Light que ganha maior relevo, mantendo a tradição de tornar o Astra no modelo de referência do segmento, no que toca a este tipo de sistemas. Este novo sistema recorre a um total de 168 elementos LED, tendo estes a capacidade de criar padrões de luz variáveis, com a vantagem de garantirem feixes de luz mais amplos, com recortes mais precisos, e com tempos de reacção inferior ao de um sistema Matrix LED tradicional.

No interior o destaque vai para a aplicação do Pure Panel totalmente digital, ou seja, tanto o painel de instrumentos como o sistema de infoentretenimento são compostos por dois ecrãs de 10 polegadas, podendo receber uma superfície em vidro opcional, garantindo assim uma experiência pura e mais intuitiva, graças aos novos e modernos grafismos das interfaces de utilização. Continuam, porém, a estar presentes teclas e botões físicos para as principais funções de sistemas como o controlo de climatização.

O sistema de infoentretenimento de última geração está devidamente integrado com os serviços conectados da Opel, pode ser operado por comandos de voz, e é compatível com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay, tanto por cabo como via wireless. Os bancos dianteiros mantêm a certificação AGR, que certifica a eficácia da ergonomia dos mesmos, podendo estes dispor de uma vasta variedade de regulações, incluindo apoio lombar electro-pneumático, ventilação e massagem para o condutor. Os bancos traseiros também podem ser aquecidos.

Quanto a tecnologias a bordo, o novo Astra contará com uma câmara multifunções no para-brisas, quatro câmaras na carroçaria, cinco sensores de radar e sensores ultra-sónicos à frente e atrás, sendo todos estes elementos essenciais para tirar total partido do sistema Intelli-Drive 2.0, que permite adaptar a velocidade em curva, apresentar recomendações de velocidade e realizar mudanças de faixa em modo semiautomático.

Está igualmente presente o sistema de alerta de aproximação de tráfego cruzado atrás, detector de ângulo cego de longo alcance, posicionamento activo na faixa de rodagem, cruise control adaptativo, Stop & Go (nos modelos com transmissão automática), Head-Up display e sistema de estacionamento baseado em radar. No que toca a motorizações, por usar a plataforma EMP2 de terceira geração, o novo Opel está preparado para trabalhar não só com motorizações de combustão a gasolina e diesel, como híbridas Plug-In e totalmente eléctrica.

Numa fase inicial, o novo Opel Astra será disponibilizado como motorizações a gasolina 1.2 Turbo de 130 cavalos, e 1.5 Turbo Diesel, também de 130 cavalos, estando ambas disponíveis com caixa manual de seis velocidades e automática de oito velocidades. Relativamente às versões PHEV, estas estarão disponíveis em duas variantes, uma de 180 cv e outra de 225 cv, com ambas a usarem um motor eléctrico de 81 kW (110cv) de potência, que graças a uma bateria de 12.4 kWh de capacidade, garantem até 60 km de autonomia em modo totalmente eléctrico, segundo o ciclo WLTP.

A Opel iniciará brevemente a possibilidade de configuração do novo Astra, através da sua página online, estando prevista a chegada das primeiras unidades para o primeiro trimestre de 2022. Durante o mês de Dezembro, será revelada a versão Sports Tourer, e em 2023 será dado início à comercialização da versão BEV, que à semelhança do que aconteceu com o Corsa, se chamará de Astra-e. Em termos de preços, até ao momento, a Opel apenas anunciou que o novo Astra estará disponível a partir de €25.600.