O novo Renault Mégane E-TECH Electric, que será um novo membro da gama Mégane, utilizará um formato similar a um crossover, similar ao Nissan Ariya, com o qual partilha a nova plataforma modular CMF-EV. Tal como o Nissan, este Mégane E-TECH Electric utilizará uma motorização 100% eléctrica, que terá uma autonomia máxima de 470 km, segundo o ciclo WLTP.
Recorrendo a duas baterias distintas, uma com 40 kWh e outra com 60 kWh, a primeira irá alimentar uma versão equipada com um motor eléctrico dianteiro de 96 kW (130 cv), sendo a variante com maior capacidade animada por um motor eléctrico mais potente, com 160 kW (218 cv) e 300 Nm de binário máximo. A bateria poderá ser carregada a uma velocidade de 130 kW, o que permitirá carregar cerca de 300 km de autonomia em 30 minutos.
Mas é no interior que se encontram as grandes mudanças, com a presença de dois ecrãs OLED que, em conjunto, criam uma superfície combinada de 24 polegadas. Estes ecrãs serão fabricados pela LG, tendo os mesmos sido desenvolvidos em conjunto com a LG, a Renault e a Google, sendo este o primeiro sistema baseado em Android 10 com certificação Google Automotive Services.
Isto significa que esta plataforma disponibilizará serviços de infoentretenimento inteligentes e acesso facilitado a várias aplicações da Google, como o Assistente, os Google Maps e a loja Google Play. Este sistema opera de forma independente do hardware do veículo, o que permite que possa ser constantemente actualizado e optimizado, via over-the-air (OTA), bem como permitirá verificar remotamente o estado da bateria, ou do carregamento da mesma. Falta saber se esta solução da LG será igualmente utilizada nas versões convencionais da nova gama Mégane, que deverá chegar a Portugal no início do próximo ano.