Pioneira na electrificação automóvel à quase 25 anos, com o lançamento da primeira geração do Prius em 1997, a Toyota tem sido criticada por estar a demorar tanto tempo a apostar no desenvolvimento de veículos 100% eléctricos.
Até ao momento, a grande aposta da Toyota tem sido no hidrogénio (como o Mirai) e nos combustíveis sustentáveis, mas Akio Toyoda, CEO e Presidente da Toyota Motor Co. lá acabou por satisfazer os mais cépticos, ao anunciar o lançamento de 30 novos automóveis 100% eléctricos até 2030.
Esta apresentação foi uma ocasião única, pois nunca antes uma marca generalista revelou, de uma só vez, 15 novos protótipos, ou seja, metade da ofensiva do grupo para 2030. Igualmente impressionante é a ambição de Akio Toyoda, ao revelar que espera conseguir vender 3.5 milhões de veículos 100% eléctricos por ano, a partir dessa data.
Entre os modelos Toyota anunciados, grande parte recorre à já revelada plataforma e-TNGA, que será utilizada pelo já conhecido Toyota bZ4X, estando previsto o lançamento de crossover coupé, uma berlina, um SUV de grandes dimensões com três filas de bancos e um crossover compacto, abaixo do bZ4X, que deverá ser dos mais eficientes da sua classe, com um consumo de apenas 125 Wh/km, o que corresponde a 12,5 kWh por 100 km.
Foram revelados outros modelos peculiares, como um pequeno SUV compacto, um roadster, que poderá ser o sucessor do MR2, um Compact Cruiser EV, uma Hilux EV e dois modelos profissionais, o Micro Box e o Mid Box.
Relativamente à Lexus, o percurso será ainda mais radical, com Akio Toyoda a anunciar que esta terá uma gama totalmente eléctrica já a partir de 2030, para os seus principais mercados (América do Norte, Europa e China), estando previsto replicar essa fórmula para os restantes mercados globais já para 2035.
Entre os modelos revelados, o destaque principal foi para o novo RZ, um SUV que utilizará a mesma plataforma e-TNGA do bZ4X, e que será o primeiro modelo 100% eléctrico da ser lançado, já para 2022. Mais tarde serão lançados outros modelos, como uma berlina e um SUV de grandes dimensões.
No meio de todos os protótipos revelados, destacava-se um com um formato de um superdesportivo, que deverá ser o sucessor espiritual do mítico Lexus LFA. Koji Sato, Presidente da Lexus, anunciou que este modelo terá um desempenho extraordinário, como uma capacidade de aceleração dos 0-100 km/h abaixo dos dois segundos.
Porém, este utilizará baterias de nova geração, que permitirão oferecer uma autonomia superior a 700 km. Isso significa que este modelo poderá ser um dos primeiros a utilizar as novas baterias de estado sólido, ou outras tecnologias que estejam em desenvolvimento, uma vez que a Toyota já revelou, em Setembro passado, um investimento de 1.5 biliões de ienes, valor esse que vai ser reforçado para 2 biliões, o que corresponde a 15.6 mil milhões de euros.