Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Toyota revela novo bZ4X, o seu primeiro veículo 100% eléctrico

Embora tenha sido o primeiro fabricante mundial a lançar modelos electrificados, com o Prius em 1997, só em 2022 é que a Toyota lançará o seu primeiro veículo eléctrico alimentado a baterias (BEV – Battery Electric Vehicle), o novo bZ4X. Este modelo, o primeiro da nova série bZ – beyond Zero (para além do zero), é o primeiro modelo Toyota criado de raíz para ser alimentado exclusivamente a bateria.

Utilizando uma nova plataforma modular, inspirada na filosofia e-TNGA, que foi desenvolvida em conjunto pela Subaru e Toyota, esta irá incorporar a bateria como parte integral do chassis, por baixo do piso do veículo, o que oferecerá um centro de gravidade mais baixo, e um maior equilíbrio na distribuição de massas entre o eixo dianteiro e o traseiro, sem esquecer o aumento da rigidez da carroçaria.

Em termos de design, o novo Toyota bZ4X irá estrear a nova assinatura de design frontal, designada de “cabeça de martelo”, que combina na perfeição com o formato SUV aqui revelado. Este SUV, concebido para a vida urbana, estará disponível numa variante com tracção dianteira, bem como numa variante de tracção às quatro rodas, graças à aplicação de um motor eléctrico adicional ao eixo traseiro.

Na variante base, com tracção dianteira, o bZ4X utilizará um motor eléctrico de 150 kW (204 cv) de potência e 265 Nm de binário, o que permitirá atingir os 100 km/h em apenas 8.4 segundos. Já a variante com dupla motorização utilizará dois motores de 80 kW (109 cv) em cada eixo, para uma potência total de 218 cv e 336 Nm de binário, o que permitirá reduzir o tempo de aceleração dos 0-100 km/h para 7.7 segundos. Porém, esta variante não estará disponível para Portugal na fase de lançamento.

A já referida bateria, que utilizará células de iões de lítio, tem uma capacidade de 71.4 kWh, o que proporcionará uma autonomia superior a 450 km, segundo as normas WLTP. Graças à utilização de um sistema de carga rápido CSS2 de 150 kW, será possível carregar 80% da bateria em apenas 30 minutos. O que tornará o Toyota bZ4X único será a utilização de um sistema de condução “by-wire”, que dispensará a ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras.

Esta solução permitirá substituir o tradicional volante pelo One Motion Grip-control, com este a oferecer um ângulo de viragem máximo de 150 graus, proporcionando assim uma correlação mais directa entre a operação de condução e a força motriz.

Este sistema permitirá filtrar vibrações desnecessárias, mas o condutor continuará a receber feedback valioso da estrada, sendo a actuação da direcção (com controlo independente do binário de direcção) alterado de acordo com o modo de condução seleccionado.

O Toyota bZ4X terá a sua estreia europeia agendada para o dia 2 de Dezembro, altura em que dará inicio ao processo de pré-reservas online, estando previsto o arranque da sua comercialização para o início do próximo ano. Não foram ainda revelados preços.