Secções

Notícias

Ensaios

DesportoNotícias

Fórmula 1 regressa este fim-de-semana

Por: Mark Thompson - Red Bull Content Pool

Será no Grande Prémio do Bahrain que a modalidade máxima do desporto automóvel regressará, com a chegada da nova temporada de 2022, que contará com 23 provas que, à partida, estão confirmadas, mas ainda poderão existir novidades nesse campo, como possíveis desistências, tendo em conta a situação global ainda incerta da pandemia do Covid-19, e a invasão da Rússia à Ucrânia.

Este último ponto levou, não só ao cancelamento do Grande Prémio da Rússia, em Sochi, que estava agendado para o final do mês de Setembro, como à remoção de qualquer patrocinador Russo, como foi o caso da Uralkali, patrocinador oficial da equipa norte-americana Haas, que por sua vez também terminou de imediato o contracto com o piloto Nikita Mazepin, devido às ligações entre o seu pai e o presidente Russo, Vladimir Putin.

Esta situação levou ao regresso de Kevin Magnussen à Fórmula 1, e à equipa Haas, onde correrá lado a lado com Mick Schumacher durante a presente época. Mas, conforme dissemos, também a situação da pandemia Covid 19 continua a gerar algumas incertezas, como a recente confirmação de Daniel Ricciardo, que embora tenha contraído a doença durante os testes oficiais da pré-temporada, recuperou a tempo de iniciar a época este fim-de-semana.

A mesma sorte não teve Sebastian Vettel, que irá falhar a primeira prova da temporada, tendo a Aston Martin confirmado a presença de Nico Hulkenberg para a sua substituição durante o G.P. do Bahrain. Relativamente aos monolugares, nunca existiu um ano com tantas alterações introduzidas, desde a aerodinâmica, passando aos motores, tipo de combustível, peso, suspensões e pneus, sendo estes últimos uma das grandes novidades.

Começando pelas jantes, estas deixam de ter 13 polegadas, para passarem a ter 18, recebem um tipo específico de tampões, que serão iguais para todas as equipas, bem como uma espécie de asa superior, que permitirá reduzir o risco de turbulência no eixo dianteiro. Também a Pirelli, fornecedora exclusiva dos pneus para a modalidade, foi obrigada a alterar os compostos de borracha, para compensar a redução da temperatura e a maior dureza da suspensão, provocada pelo aumento de peso das rodas.

Quanto aos “gladiadores” da nova temporada de Fórmula 1, continuaremos a contar com quase todos os pilotos que marcaram a temporada passada, embora tenham existido algumas trocas de equipas, como foi o caso de Valtteri Bottas, que rumou para a Alfa Romeo, para o lugar deixado vago por Kimi Raikkonen, tendo a sua posição na Mercedes ocupada por George Russell, que abriu assim a porta da Williams para o regresso de Alex Albon. Também Antonio Giovinazzi saiu da Alfa Romeo, dando assim lugar ao piloto chinês Guanyu Zhou.

Resta-nos agora informar que os direitos de transmissão da Fórmula 1, até 2024, estará a cargo da Sport TV, com o contracto celebrado a incluir também a transmissão das provas de Fórmula 2, Fórmula 3 e Porsche Supercup, o que permitiu à Sport TV criar um plano exclusivo para os adeptos de desportos motorizados (Pack Motores), através do acesso aos canais Sport.TV4 e Sport.TV5 em alta definição nos operadores MEO, NOS e Vodafone, em modo Multiroom (2 boxes em simultâneo) e Multiscreen (via aplicação móvel Sport TV), por €6,99 por mês sem fidelização, ou €4,99 por mês com fidelização anual.

Por fim, resta-nos dar a conhecer aquele que é, indiscutivelmente, o melhor guia sobre todas as novidades da presente temporada da Fórmula 1, feito em Portugal e em Português, pelo nosso colega e amigo José Manuel Costa (@JoseMGCosta), através do seu Autoblogue (@autoblogue), estando esse mesmo guia acessível, com 100 páginas e de forma totalmente gratuita, através do seguinte link: F1 Guia 2022 AUTOBLOGUE já disponível.