Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Kia EV6 ganha prémio de Carro do Ano Europeu 2022

Apesar de ainda não termos tido uma nova edição do Salão Automóvel de Genebra em 2022, a organização Car Of The Year (COTY – Carro do Ano) voltou a usar a (prevista) data do início do certame para a divulgação do vencedor do prémio de melhor automóvel europeu para 2022.

Ao contrário de outras organizações, a COTY reúne um conjunto de 59 jornalistas de 22 países europeus, sendo os mesmos quem elege as viaturas nomeadas, bem como a vencedora. Segundo Frank Janssen, presidente do júri COTY, “apenas temos um vencedor no final, não sendo atribuídos prémios aos restantes participantes, o que torna este galardão reconhecido internacionalmente.”

Entre os membros do júri, estão presentes dois jornalistas portugueses, Francisco Mota, autor da rubrica Targa 67 e colaborador das publicações Auto Foco e Auto Drive, e Joaquim Oliveira, correspondente internacional de várias publicações nacionais e internacionais. Ao contrário de outras votações, os votos de todos os membros do júri são públicos.

Relativamente à edição de 2022, entre os diversos participantes, o júri elegeu como finalistas o Cupra Born, Ford Mustang Mach-E, Hyndai Ioniq 5, Kia EV6, Peugeot 308, Renault Mégane E-Tech e Skoda Enyaq iV. O vencedor da 59ª edição foi o Kia EV6, a primeira vitória da Kia nesta competição, e que tem a particularidade de ser o primeiro veículo eléctrico da marca Sul Coreana.

FabricanteModeloPontuação
CupraBorn144
FordMustang Mach-E150
HyundaiIoniq 5261
KiaEV6279
Peugeot308191
RenaultMégane E-Tech Electric265
SkodaEnyaq iV185