Quase de forma secreta, a Peugeot revelou em poucos dias, depois de divulgar um teaser, o seu primeiro modelo fastback, que tenta inspirar-se nos traços de um SUV coupé, mas mantém a silhueta esbelta de um coupé de quatro portas, muito similar ao formato recentemente lançado no novo Citröen C5 X.
Previsto para chegar no início de 2023, os protótipos do novo Peugeot 408 já superaram a fasquia de um milhão de quilómetros em testes, que incluíram terrenos acidentados, estradas com pavimento em variados estados de conversação, piso com cascalho, e utilizações tanto diurnas como nocturnas, sob calor e frio extremo.
“Inesperado”, como afirma a própria Peugeot, este 408 não terá problemas em dar nas vistas, seja pelo seu estilo inconfundível, que rompe com tudo o que conhecemos até então da marca de Sochaux, embora recorra às já conhecidas linhas incisivas e grelha na mesma cor da carroçaria, como já acontece com o actual Peugeot 308 (em algumas versões).
Com elegantes jantes de 20 polegadas de desenho geométrico disruptivo, à frente predomina a assinatura de luz em forma de presas e as luzes LED de três garras na traseira, ambas já conhecidas de outros modelos da marca.
Terá um total de 4.69 metros de comprimento, no qual 2.79 serão a distância entre eixos, o que deixa antever uma espaçosa segunda fila de passageiros, com 188 mm de espaço para as pernas. A bagageira também será bastante generosa, com um volume de carga que se inicia nos 536 litros, expansível até um total de 1611 litros, através do rebatimento dos bancos traseiros.
No interior, será previsível encontrarmos a última geração do Peugeot i-Cockpit, imediatamente reconhecivel pelo volante compacto, que combina o prazer de condução a uma agilidade controlada. A qualidade dos materiais e a elevada conectividade serão outros dos destaques que marcarão presença no interior do novo Peugeot 408.
Para a sua locomoção, estarão presentes duas motorizações híbridas Plug-In já conhecidas na gama 308, como o Plug-In Hybrid 225 e-EAT8, que combina um motor PureTech de 180cv com um motor eléctrico de 81kW, para uma potência combinada de 225 cavalos, e o Plug-In Hybrid 180 e-EAT8, que como o nome indica, terá uma potência combinada de 180 cavalos.
Ambos serão alimentados por uma bateria de iões de lítio de 12.4 kWh. Igualmente presente estará uma versão base, composta pelo motor de combustão interna a gasolina, o tricilíndrico 1.2 PureTech de 130 cv, que terá a particularidade de cumprir já a nova norma Euro 6.4. Não está previsto o lançamento de uma versão diesel, mas sim uma versão 100% eléctrica, embora ainda sem data de lançamento.