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Pagani lança Huayra Codalunga, limitado a 5 unidades a 7 milhões de euros (cada)

A marca de Horacio Pagani é uma das mais luxuosas e exclusivas do mundo automóvel, mas como se ter um “simples” Zonda ou Huayra não fossem o suficiente, o departamento de projectos especiais “Pagani Grandi Complicazioni” decidiu criar um modelo especial do Huayra, limitado a apenas cinco unidades, estando todas elas já vendidas, pela módica quantia de 7 milhões de euros (sem impostos e outras despesas).

Designado de Pagani Huayra Codalunga, este modelo foi inspirado nas linhas intemporais das carroçarias e veículos de corrida italianos dos anos 60 do século passado, com linhas limpas e elegantes, como se tivessem sido esculpidas pelos elementos da natureza. Também as cores e os materiais utilizados foram inspirados nos modelos dos anos 60, embora tenham sido utilizados diversos elementos em materiais compostos, como fibra de carbono.

Durante o seu desenvolvimento, foram criados dois modelos, um à escala 1:4 e outro à escala real, e os mesmos foram sempre criados em colaboração directa com os seus proprietários, tendo o modelo à escala real sido essencial para a escolha final dos elementos e últimos detalhes, antes do início da produção dos modelos finais.

Esta ligação com os proprietários foi essencial desde o início, até porque foram dois coleccionadores Pagani que originaram este projecto, após conversações com Horacio Pagani, que pediram uma variante de longa cauda do Huayra Coupé.

Com uma tampa de motor, colocado na parte posterior do Huayra Codalunga, com mais de 3.7 metros quadrados, esta é 360 mm mais comprida que a utilizada pela variante Coupé, sendo esta fundamental para proteger a obra prima colocada no seu interior, o majestoso motor Twin Turbo V12.

Este motor, que é produzido HWA Racelab, uma empresa de competição que produz motores e outros componentes de competição para a Mercedes-AMG, será capaz de desenvolver 840 cavalos de potência e 1100 Nm de binário máximo, que emitirá uma sonoridade única, graças ao sistema de escape em titânio, que pesa apenas 4,4 Kg, para um chassis que pesa, no total, apenas 1280 kg.

Decidimos usar o estilo simples do Huayra Coupé como ponto de partida. Tornámos o Huayra Codalunga mais longo e suave, como se tivesse sido acariciado e moldado pelo vento, para tornar as suas linhas ainda mais elegantes que as do coupé. Inspirámo-nos nas longas caudas dos modelos que competiram nos anos 60 em Le Mans, que usavam linhas muito limpas. O Huayra Codalunga utiliza apenas os elementos essenciais; retirámos em vez de acrescentarmos. Simplificar não é uma tarefa simples, e este veículo é, acima de tudo, o resultado de uma complexa perseguição de ideias simples. Horacio Pagani, fundador e Chief Designer da Pagani Automobili