Lançada originalmente em 2012, na terceira geração do Audi A3, a plataforma modular MQB, desenvolvida pelo Grupo Volkswagen, foi mais tarde utilizada pelas diferentes marcas do grupo, tornando-se, desde então, na referência de mercado, por oferecer uma base de tecnologia sofisticada, baixo peso e design dinâmico, que permitiram normalizar os processos de produção em todas as áreas.
Tendo em conta a sua utilização ao longo das diversas marcas do Grupo VW, a aplicação da plataforma MQB traduziu-se também numa significativa economia de escala, graças ao conceito de componentes partilhados entre diversos modelos, de marcas distintas, em grandes quantidades.
Esta partilha de componentes foi essencial também para a normalização da montagem e posicionamento das motorizações. A plataforma MQB foi criada já a pensar em todo o tipo de propulsores, como os motores a gasolina TSI, Diesel TDI, gás natural GNC e versões mild hybrid e híbridas Plug-In, tendo sido inclusivamente utilizadas para o e-Golf, o primeiro modelo 100% eléctrico da Volkswagen.
Até ao momento, já foram fabricados mais de 32 milhões de automóveis dentro do Grupo VW a recorrer a esta plataforma, dos quais mais de 20 milhões são da Volkswagen, desde o pequeno VW Polo ao gigantesco VW Atlas (EUA) e Teramont (China).
O sucesso foi tal, que o Grupo VW utilizou a plataforma MQB como modelo para a plataforma MEB, exclusiva para modelos de propulsão eléctrica, como os VW ID.3, ID.4, ID.Buzz, passando pelos Skoda Enyaq iV e Enyaq Coupé iV, Audi Q4 e Q4 Sportback e-tron, Audi Q5 e-tron e Cubra Born.
Anunciada em 2021, o Grupo Volkswagen já está a desenvolver a plataforma sucessora, tanto da plataforma MQB como MEB, a futura plaraforma SPP (Scalable Systems Platform). Esta será exclusiva para modelos com locomoção 100% eléctrica, e estará disponível para todas as marcas do Grupo. Será lançada em 2026, com a chegada do Volkswagen “Trinity”, e Audi “Apollon”, ambos nomes de códigos e não de modelos.