Panoramic iDrive: a nova plataforma de infoentretenimento da BMW foi criado em conjunto com uma empresa nacional
Em 2022, a BMW anunciou novo conceito de automóvel futurista, o i Vision Dee, que serviu de montra para várias inovações tecnológicas da marca alemã, os chamados Neue Klasse. Este ano, a marca alemã voltou a este tema e anunciou o sistema Panoramic iDrive.
Descrito como um «compromisso do BMW Group em definir os padrões de mobilidade do futuro», este sistema personifica-se no ecrã widescreen Panoramic Vision, que ficará a «toda a largura do pára-brisas, oferecendo informações e funcionalidades essenciais ao condutor, de uma forma intuitiva e personalizada».
Este sistema tem uma participação nacional: a Critical TechWorks (que faz parte do «centro de desenvolvimento tecnológico do Grupo BMW») diz ter dado um «forte contributo» para dar vida ao Panoramic iDrive, em concreto, num valor «superior a 40%», refere a empresa, que já tinha colaborado no desenvolvimento do BMW i5.
O Instrument Cluster foi, em concreto, um dos elementos onde a Critical TechWorks teve uma participação, uma «peça central em todos os veículos» que dá, ao condutor, «todas as informações necessárias para uma condução segura e envolvente», sublinha João Delgado, chief technical titan da empresa nacional.
O outro foi o BMW Operating System X, «outro dos pilares do BMW Panoramic iDrive permite uma personalização extensa da experiência de condução, incluindo modos de condução personalizáveis, iluminação ambiente e design da interface de utilizador».
Aqui, as «equipas de UI e UX Design» da marca alemã trabalharam em «estreita colaboração com as da Critical TechWorks para criar uma «linguagem de design coesa e harmoniosa em todas as interfaces». Os automóveis Neue Klasse devem chegar ao mercado mais perto do final do ano.