EXCLUSIVO: Portugal pode ter, em breve, uma nova subscrição para usar automóveis on the go

Desde que plataformas como a Drive Now ou a Emov acabaram em Portugal, durante a pandemia, que não há uma solução de car sharing no mercado nacional. Assim, a única solução do género, que também assume o conceito de subscrição, é a Free2Move, com automóveis DS.
Mas este panorama pode mudar, em breve: a dinamarquesa Dribe (um nome que junta ‘drive’ e ‘tribe’ – ‘conduzir’ e ‘tribo’) que entrar em Portugal com um serviço tradicional de subscrição de automóveis, em formato franchise, confirmou o CEO da empresa à MotorMais, quando questionada se a entrada no País era uma possibilidade.
«É verdade que estamos em conversações com potenciais franchisados em Portugal», revelou Mathias Heegaard, embora sem avançar mais detalhes sobre esta expansão. Esta estratégia acontece, curiosamente, depois de a Dribe ter encerrado operações na Dinamarca, em 2024.
Desde então, a empresa tem estado a apostar no modelo de franchise noutros mercados e Portugal está em cima da mesa para entrar no portfólio, depois da Grécia, numa parceria com a Kosmocar.

Na Dinamarca, a Dribe (criada em 2017) tinha um forte investimento (na ordem dos três dígitos) por parte do Semler Group, que inclui Volkswagen, Audi e Skoda – em Portugal, a representação destas marcas é assegurada pela Siva.
Mas, afinal, como funciona a Dribe? Basicamente, é uma empresa que oferece um serviço de subscrição de automóveis on the go, através de uma app como no carsharing, permitindo aos clientes aceder a uma variedade de automóveis mediante uma mensalidade fixa.
Nesta subscrição mensal está incluída a manutenção, o seguro e a assistência em viagem. Uma das vantagens é podes escolher um modelo conforme as necessidades dos utilizadores, sem «necessidade de um contrato de longa duração», pode ler-se no site da Dribe.