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GTI: com três letrinhas apenas se escreve Grand Tourer Injection no próximo Peugeot 208 eléctrico

©MotorMais | Peugeot 208 GT©MotorMais

A sigla ‘GTI’, usada para descrever a tecnologia de injecção directa de combustível (criada pela Volkswagen nos anos oitenta) vai ser usada num… Peugeot 208 eléctrico. A confirmação foi dada pelo CEO da marca, Alain Favey, ao site Auto Express.

«Confirmo que vamos reintroduzir o GTi num e-208 o mais rapidamente possível, é um sinal de que nos queremos voltar a ligar ao nosso passado. O GTi mostra a nossa orientação para o desempenho e o nosso envolvimento no desporto automóvel, é o que a Peugeot representa», disse o responsável máximo da marca francesa.

A nova geração do Peugeot 208 eléctrico deve sair em 2026 e será nessa altura que este modelo vai passar a ter esta designação. Actualmente, o 208 eléctrico mais potente tem 156 cavalos, bateria de 51 kWh e uma autonomia máxima de 410 km. A versão GT (na foto de destaque) é a mais cara, com um preço a partir de 32 685 euros.

Quando o GTI ficar disponível, é provável que a potência ultrapasse os 200 cavalos, com a Auto Express a lembrar que o motor usado por ser o mesmo dos Abarth 600e ou Alfa Romeo Junior Veloce (ambos do grupo Stellantis), com 287 cv.

A adopção da sigla GTI a um eléctrico já tinha sido avançada no princípio de Março, quando Kai Grunitz, responsável de I&D da VW, deixou no ar a possibilidade de o novo ID.1 também vir a ter uma versão Grand Tourer Injection.

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