Volvo reforça aposta na segurança automóvel com “treinos” em ambientes «virtuais hiper-realistas» baseados em IA
A Volvo tem estado a apresentar várias tecnologias nos seus automóveis para aumentar a segurança da condução, algo que pudemos ver, por exemplo, no lançamento dos EX90 e XC90, em Portugal.
Entre estas, estão a capacidade de detecção de obstáculos em 360°, a de monitorização do condutor que avisa para distrações e fadiga ou os sistemas autónomos de travagem de emergência, que até foram o protagonista da campanha em vídeo do EX90, o «automóvel mais seguro de sempre» da marca sueca.
Agora, a Volvo diz estar a «levar a segurança automóvel para um novo patamar com o poder da IA», com treinos de software e hardware em «cenários virtuais hiper-realistas para desenvolver soluções de segurança automóvel de forma mais rápida e eficaz».
Segundo a marca, a «revolução» está no uso da técnica Gaussian Splatting, uma «abordagem computacional avançada que permite criar ambientes 3D ultrarrealistas a partir de imagens do mundo real». Desta forma, é possível «sintetizar dados reais» recolhidos pelos sensores automóveis para «analisar, reconstruir e antecipar situações de risco».

Ao recorrer a IA, a Volvo consegue gerar vários casos práticos, como «adicionar ou remover peões da estrada, alterar o comportamento do trânsito ou criar obstáculos inesperados». Assim, é possível treinar e validar o sistema de segurança «em dias, em vez de meses».
Desenvolvida em parceria com a Zenseact, empresa de IA e software criada pela Volvo, esta tecnologia faz parte de um programa de doutoramento das «principais universidades suecas» que mostra como a «renderização neural pode revolucionar a segurança automóvel».
Além da Zenseact, a marca conta ainda com hardware da Nvidia, cuja «tecnologia de computação acelerada permite processar volumes massivos de dados em supercomputadores IA», conclui a Volvo.