Um automóvel com Nexo: este SUV a hidrogénio faz 700 km com cinco minutos de carregamento
Apesar de já estarem prometidos há algum tempo, e de haver alguns modelos comerciais, a verdade é que os automóveis com pilha de hidrogénio teimam em não “descolar”. Para já, os EV ou PHEV são, na prática, a única alternativa viável à combustão.
Contudo, não é pela falta de novidades neste campo que o hidrogénio fica para trás: a mais recente tem o cunho da Hyundai e foi apresentada no Salão da Mobilidade de Seul 2025, onde também está o Insteroid. A nova proposta coreana com este tipo de combustível é o Nexo, aqui na sua segunda geração.

Este SUV pode, segundo a Hyundai fazer «mais de setecentos quilómetros com um abastecimento de apenas cinco minutos». Em relação ao modelo lançado em 2019, este tem um «novo motor e um inversor de alta eficiência, concebidos para aumentar o desempenho e a durabilidade» deste SUV.
Garantida está ainda uma «maior eficiência de combustível», assim como uma «maior capacidade do depósito de hidrogénio». Nesta versão renovada, são 6,69 quilos, quando na geração anterior eram 6,33. Entre as restantes melhorias apontadas pela Hyundai estão a travagem regenerativa, optimizações aerodinâmicas, reconhecimento de voz por IA e a função de vehicle-to-load.

No que respeita ao design, o SUV segue o conceito Initium que a marca apresentou em Outubro de 2024, embora se notem alguns traços do IONIQ 5; a Huyndai diz ainda que o Nexo «incorpora a nova linguagem de design Art of Steel».
Sobre a disponibilidade, a marca diz que o Nexo chega aos «mercados globais no final deste ano», sem especificar países concretos ou preços. Em Portugal, lembre-se, não há qualquer oferta de automóveis com pilhas de hidrogénio.