A390: o novo fastback desportivo 100% eléctrico da Alpine chega no final de 2025

Depois de ter levantado o véu sobre o design e algumas características estéticas do A390, a Alpine apresentou oficialmente o novo membro da sua Dream Garage, onde já estava o A290. Este novo fastback desportivo de cinco lugares, com lançamento previsto para o quarto trimestre de 2025, promete «aliar desempenho, agilidade e conforto».
O A390, com versões GT e GTS, nasce com base na plataforma AmpR Medium, desenvolvida pela Ampere, e recorre a um conjunto de soluções tecnológicas que incluem, por exemplo, carregamento bidireccional V2G, em parceria com a Mobilize Power Solutions. A produção será feita em França, na fábrica da Alpine em Dieppe.
«O A390 vai permitir-nos alargar a base de clientes da marca, atraindo novos compradores sem descurar os entusiastas mais exigentes», afirmou a Alpine durante a apresentação oficial, que aconteceu esta semana. Este automóvel posiciona-se entre o compacto A290 e o futuro A110 elétrico.

Com 4,62 metros de comprimento, o A390 destaca-se pela sua silhueta «compacta e desportiva». O design exterior é marcado por uma assinatura «luminosa original e elementos aerodinâmicos que evocam a competição», como um difusor traseiro inspirado nos protótipos de Le Mans e um tejadilho com inclinação de dezassete graus. No canto do para-brisas há um easter egg: a silhueta do A110 original, em homenagem ao passado da marca.
O habitáculo, com capacidade para cinco pessoas, tem um «ambiente sofisticado e centrado no condutor», com painéis revestidos a pele, bancos desportivos aquecidos (com couro Nappa e inserções em carbono, dependendo da versão) e ecrãs de alta definição de 12,3 e 12 polegadas. O volante multifunções apresenta dois botões inspirados na Fórmula 1: o azul ‘RCH’, para regeneração e modo ‘One Pedal’; e o vermelho ‘OV’, para ligar o modo de ultrapassagem.
A configuração de três motores – um à frente e dois atrás – permite tracção integral e um sistema de vectorização de binário desenvolvido em especial para o A390: «Trabalhámos com os nossos pilotos e engenheiros em testes intensivos para afinar o Alpine Active Torque Vectoring», explicou a marca.

O A390 recorre a uma «bateria inovadora», fabricada em França pela Verkor, que assegura uma «elevada capacidade» de descarga (até 1200 A) para «alimentar os três motores e manter o desempenho, mesmo com níveis de carga mais baixos». O sistema permite «pré-condicionar a bateria antes de sessões desportivas ou circuitos», o que vai «optimizar a temperatura e a resposta dos motores».
Nas versões GT e GTS, o A390 atinge os 200 km/h e 220 km/h, respectivamente. A versão GT dispõe de 400 cv e acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos. A versão GTS acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos, graças a uma potência combinada de 470 cv e 808 Nm de binário, valores idênticos aos do Alpine A110 R.
Para já, ainda não se sabem os preços das versões GT e GTS do Alpine A390, algo que só deve ser revelado no final do Verão.