Novo SUV superdesportivo da Aston Martin é o primeiro automóvel do mundo com CarPlay Ultra
Actualmente, é muito raro ver um automóvel novo sem CarPlay (ou Android Auto), mas há uma versão desta plataforma de infoentretenimento da Apple que, para já, é exclusiva de um modelo: o Ultra estreou-se no Aston Martin DBX.
Mas o que é que diferencia a versão actual do CarPlay Ultra? O nível de personalização que “impõe” aos automóveis é muito maior: enquanto a versão que podemos usar hoje em dia apenas dá o aspecto do iOS ao ecrã principal, a Ultra toma totalmente conta do sistema, inclusive do painel de instrumentos.
Assim, o Ultra consegue modificar a aparência do velocímetro e do conta-rotações, mas também assumir uma interface para o ar-condicionado e para o rádio, além de incluir widgets.
De acordo com a marca, será ainda possível «exibir mapas e conteúdos multimédia em modo de ecrã total», sendo que os utilizadores poderão «criar a sua própria configuração multi-ecrã, com total liberdade para modificar a disposição». Em concreto, no DBX, temos um ecrã de 10,25 polegadas.

«Estamos a reimaginar toda a experiência a bordo do veículo e a torná-la ainda mais unificada e consistente», diz Bob Borchers, vice-presidente de marketing mundial de produtos da Apple, na sequência deste anúncio da Aston Martin. O mesmo responsável garante que o CarPlay Ultra vai chegar, ainda este ano, a mais marcas.
Para já, o CarPlay Ultra será de série não só no DBX, mas também nos Vantage, DB12 e Vanquish, embora apenas em encomendas nos EUA e Canadá. A marca não avançou detalhes para a disponibilidade deste sistema em Portugal, país onde a marca britânica vende as versões DBX S e DBX707.
Contudo, em comunicado, diz que a disponibilidade do CarPlay Ultra será «alargada para incluir todos os mercados globais nos próximos doze meses».