Novos leões-marinhos, uma foca maior e um SUV “artesenal”: há novidades no”oceanário automóvel” da BYD

O Auto Shanghai 2025 foi o local escolhido para a chinesa BYD mostrar ao público quatro novos automóveis de marca própria, e novidades das outras três insígnias do grupo: Denza, Yangwang e Fangchengbao.
O principal destaque foi aquela que será uma estreia no portfólio da BYD: a carrinha Seal 6 DM-i Wagon, com o já conhecido conceito híbrido (aqui com um motor de 1,5 litros) que já tínhamos visto no Seal U. Com 4,85 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,79 metros, e marca diz que este modelo tem uma «habitabilidade generosa» e um «perfil aerodinâmico».
No “oceanário automóvel” da BYD (a marca segue uma abordagem de nomenclatura e design muito ligada ao mar) “nadam” ainda dois novos “leões-marinhos”. Os novos SUV Sealion 6 DM-i e 6 EV (foto em baixo) estão entre o Atto 3 e o Sealion 7, com este último a tirar partido da e-Platform 3.0 Evo.

O quarto modelo mostrado pela marca no Auto Shanghai 2025 foi o Dynasty-D, um «SUV de tamanho normal» topo de gama que se junta ao clube dos automóveis mais caros da BYD, onde já estão Han e Tang. Este, tem 5,3 metros de comprimento e um «design imponente», do qual faz parte a «barra de luzes integrada mais comprida da indústria, com 2,4 metros»; as jantes têm 23 polegadas.
Este SUV foi inspirado no artesanato local: tem uma «versão 3D dos faróis traseiros de nó chinês, com motivos em forma de Fénix» e o habitáculo inclui elementos que fazem lembrar «incrustações de bambu, folha de ouro aplicada à mão e técnicas tradicionais de papel».

Não tão artesanais são os «oito ecrãs interligados» que lhe darão uma aparência mais futurística – a BYD diz mesmo que esta dualidade dará aos clientes da marca uma forma de «experienciar uma fusão entre a cultura antiga e a tecnologia moderna», no Dynasty-D.