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Seal U DM-i: conduzimos o SUV híbrido da BYD com mais de mil quilómetros de autonomia

©MotorMais | BYD Seal U DMi©MotorMais

Por muito que, na MotorMais, sejamos adeptos da mobilidade 100% eléctricas, o SUV híbrido é um melhor negócio que um puro EV.

O Seal U DM-i, apresentado em Julho de 2024 juntamente com o 100% eléctrico, foi a estreia no segmento híbrido da marca chinesa, em Portugal. Hoje, nove meses depois, a BYD ainda não deu à luz outro automóvel semelhante, pelo que este continua a ser a única opção do género no seu portfólio.

E foi precisamente este modelo que usámos para fazer uma viagem até Alcochete, no âmbito de uma reportagem que tivemos oportunidade de fazer nesta vila à beira Tejo. Aqui, passámos pelo resort Praia do Sal e tivemos oportunidade de fazer um percurso off-road, que também serviu para por à prova a evidente flexibilidade deste SUV.

©TRENDY Report | BYD Seal U DM-i
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Com os dois mais recentes modelos a serem os 100% eléctricos Atto 2 e Sealion, o Seal U DM-i acaba por ser a única alternativa para quem queira um automóvel BYD, sem ter de estar dependente de andar a gerir acelerações e a procurar postos de carregamento no mapa. Ao escolher este modelo, as preocupações deste género deixam de fazer sentido.

O Seal U DM-i e o Seal U partilham design (com a diferença de o primeiro ter uma grelha frontal e o segundo, não), o conforto as tecnologias de apoio à condução tecnologia. Aqui, nada muda de um para o outro; contudo, na consola central há um botão que permite alternar entre os modos de condução eléctrico (EV) e híbrido (HEV).

Contudo, não há qualquer indicação gráfica clara no painel de instrumentos (sinceramente, se há não demos por ela) que confirme esta mudança, o que poderia ser melhorado para uma experiência mais intuitiva. De resto, ambos partilham o bom e o mau.

©TRENDY Report | BYD Seal U DM-i
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O painel de instrumentos dá-nos informações em tempo real sobre a autonomia, apresentando a carga da bateria em percentagem e a autonomia em quilómetros para o combustível – isto é o bom. Porém, tudo nos é mostrado de uma forma tudo menos minimalista, mantendo-se um software confuso (mas bastante completo) no sistema de infoentretenimento – isto é o mau.

No habitáculo, continuamos a ter um espaço muito generoso, com bancos bastante confortáveis, embora a consola central possa dificultar o acesso ao espaço de arrumação inferior – o mau. Já a conectividade é assegurada com duas portas USB-C à frente e duas atrás, além de duas bases de carregamento sem fios Qi na frente, uma funcionalidade distintiva dos Seal U – o bom.

O sistema de infoentretenimento é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fios; contudo, quando estão activos, continuam a impedir a rotação do ecrã para a posição vertical. Refira-se que esta capacidade dos BYD continua a ser uma das mais vistosas, a bordo.

©TRENDY Report | BYD Seal U DM-i
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Durante os testes, conseguimos consumos de 14,7 kWh e 2,2 l/100 km de combustível, resultando numa média combinada de 6,4 l/100 km. Estes números servem de prova à boa eficiência do sistema híbrido Dual Mode desenvolvido pela BYD, especialmente em viagens mais longas.

Mas, o que é inultrapassável quando estamos a pensar comprar um automóvel eléctrico ou um híbrido é a autonomia. O Seal U DM-i oferece uma combinada de até 1080 km na versão ‘Boost’, o que é um valor que não deixa margens para muitos argumentos contra. Na de entrada, a ‘Design’, são 870, com 98 km em modo EV.

Isto mostra-nos que o Seal U DM-i é particularmente adequado para viagens longas, uma característica que tem de ser valorizada por quem usar frequentemente um automóvel (neste caso, um SUV) para grandes deslocações. Se pusermos os dois modelos nos pratos de uma balança, Seal U 100% eléctrico (que testámos no final de 2024) oferece uma autonomia real de aproximadamente 450 km, menos de metade.

©TRENDY Report | BYD Seal U DM-i
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Embora esta autonomia seja adequada para deslocações urbanas e viagens de curta distância, pode ser limitativa para trajectos mais longos, exigindo paragens frequentes para recarga. Aqui, temos de sublinhar o facto de o Seal U DM-i conseguir fazer cerca de 110 km em modo EV, um valor bastante generoso para percursos citadinos.

Assim, para um SUV destinado a uso familiar e grandes viagens, a versão híbrida plug-in apresenta-se como uma opção mais prática e acertada. A combinação de motores permite uma maior flexibilidade, o que reduz a zero a ansiedade relacionada com a autonomia que muitos condutores ainda podem ter. Logo, o Seal U DM-i garante uma experiência de condução mais versátil.

Este SUV híbrido plug-in tem um preço que se pode considerar bastante generoso para um modelo com os pergaminhos tecnológicos, de comodidade e conforto que o Seal U DM-i oferece: são 39 990 euros, fruto de uma campanha que a marca tem activa até 31 de Março. Os pedidos de test-drive podem ser feitos no site da BYD Portugal.

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