Chamem os bombeiros: a Renault modificou um 4 E-Tech para apagar fogos e fazer missões de salvamento

O Renault 4 E-Tech também pode ser um carro dos bombeiros? a marca francesa acredita que sim e revelou o Vision 4Rescue, um protótipo baseado neste automóvel eléctrico e que reinventa os veículos de emergência.
Este modelo foi desenvolvido com o apoio tecnológico da Software République e em parceria com serviços de bombeiros de vários países, incluindo os de Portugal. O resultado é um modelo que tem como objectivo «responder de forma mais coordenada e eficiente às exigências das missões de socorro»
O Vision 4Rescue acaba por ser o produto de «mais de quinze anos de colaboração entre a Renault e os serviços de emergência», e faz parte de um «ecossistema inteligente criado pela Software République», um consórcio de sete empresas francesas especializadas em mobilidade segura e sustentável.
Segundo a marca, este protótipo tem «cerca de vinte soluções interligadas», com o objectivo de «uniformizar as tecnologias actualmente usadas pelas equipas de socorro e acelerar o tempo de resposta em situações críticas».
Entre estas, temos um um drone de vigilância, uma cápsula aerodinâmica no tejadilho com equipamento de comunicação e um compartimento traseiro transformado em centro de comando móvel. Aqui, há dois ecrãs, uma mesa deslizante e sistemas de comunicação em tempo real para comunicar com as equipas de emergência, no terreno.
Com tração integral, dois motores elétricos e uma distância ao solo aumentada em 15 mm (relativamente ao 4 E-Tech “normnal”), o Vision 4Rescue tem um design inspirado nos códigos visuais dos serviços de emergência, «pára-choques impressos em 3D com materiais resistentes, sinalética fluorescente e referências gráficas às unidades de socorro».
No interior, o destaque vai para os bancos, feitos com «materiais reciclados de fatos de combate a incêndios». Para já, a Renault não esclarece se este modelo via mesmo ser produzido, no futuro, ou se fica apenas pela fase de protótipo. Este ano, a marca também já tinha apresentado um demo-car todo-o-terreno, o Savane.