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Ford Ranger estreia-se nas motorizações híbridas com três versões e potência de 280 cavalos

Uma das pick-ups mais populares do mercado deixou de ser um exclusivo dos combustíveis fósseis: a Ford anunciou o lançamento da motorização híbrida plu-in (PHEV) na Ranger, que fica disponível em três versões: XLT, Wildtrak e Stormtrak, esta última uma estreia na gama da marca.

Em todas, há um motor a gasolina de 280 cavalos (o mais potente de toda a gama – o máximo eram 240 cavalos nos modelos Wildtrak e Platinum a gasóleo) e uma autonomia urbana máxima de 43 km. A Ford Ranger PHEV está equipada com os motores 2.3 EcoBoost a gasolina e um eléctrico de 75 kW.

©Ford | Ranger PHEV
©Ford

Esta pick-up vem ainda com uma caixa automática de dez velocidades e oferece quatro modos de utilização da energia elétrica: ‘Auto EV’, ‘EV Now’, ‘EV Later’ e ‘EV Charge’. A bateria, que tem uma capacidade de 11,8 kWh, pode ser carregada em «menos de quatro horas com um carregador monofásico de 16 A», diz a Ford.

A Ranger PHEV inclui, de série, uma cabina dupla com cinco lugares e uma plataforma de carga preparada para «transportar uma europalete entre as cavas das rodas». O portão traseiro Easy Lift, a iluminação da caixa de carga, a conectividade SYNC 4A com ecrã táctil vertical de doze polegadas, painel de instrumentos digital de oito polegadas e o carregamento wireless para telemóveis são outros dos destaques deste novo modelo.

Além de ser a primeira pick-up PHEV da sua gama, a Ranger também é primeira a disponibilizar a funcionalidade Pro Power Onboard, que permite «alimentar equipamentos directamente a partir da bateria». Estão disponíveis duas variantes: uma com 2,3 (mais para lazer) e outra com 6,9 kW, capaz de fornecer «energia suficiente para ferramentas de construção, como betoneiras e rebarbadoras».

©Ford | Ranger PHEV
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A versão Wildtrak distingue-se por «elementos exclusivos e funcionalidades como bancos e volante aquecidos, sistema de iluminação a 360 graus e acabamentos personalizados». Já a versão Stormtrak conta com «faróis Matrix LED, sistema de som B&O com dez altifalantes, Flexible Rack na plataforma de carga e a funcionalidade Pro Power Onboard de 2,3 kW».

Em Portugal, a Ranger PHEV vai começar nos 66 847 euros para a versão-base XLT (a XL não tem direito a motorização PHEV); segue-se a Wildtrak, que sobe até aos 73 231 euros; e a topo de gama Stormtrak, por 85 299 euros.

Para já, a marca não revela a data de chegada deste modelo ao mercado nacional – no site, a pick-up já tem uma página dedicada, mas apenas é possível subscrever alertas para sermos informados quando houver novidades.

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