Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Nova Ford Ranger Raptor está a caminho da Europa

Foi durante a Gamescom, o mais importante evento de videojogos na Europa, que a Ford confirmou a chegada da nova Ford Ranger Raptor para o velho continente. Terá a Ford o mesmo sucesso que tem obtido com o Ford Mustang?

Foi hoje, durante o Gamescom em Colónia (Alemanha), o maior evento de videojogos europeu, que a Ford Europe confirmou o lançamento da versão mais radical e de elevado desempenho da pick-up mais vendida na Europa, a nova Ford Ranger Raptor. Desenvolvida pela Ford Performance, este modelo chegará aos mercados europeus em meados de 2019, e estará animada por uma versão Bi-turbo do motor Ford EcoBlue diesel de 2,0 litros, com 213 cavalos e 500 Nm de binário, acoplado à nova caixa automática de 10 velocidades.

À semelhança do que acontece com a sua congénere norte-americana, a Ford F-150 Raptor, também a Ranger Raptor contará com uma presença dominante imposta pelas imponentes dimensões e pelo estilo radical, estando disponível apenas em Azul Ford Performance, que contrasta com os elementos em Cinzento Dyno. A frente é dominada pela imponente grelha, acompanhada pelas ópticas de Xénon, e pára-choques integrados na carroçaria, que conta ainda com luzes de nevoeiro em LED e condutas de admissão de ar integradas.

Todos estes elementos são feitos em materiais compósitos, de forma a suportar danos causados pela utilização intensiva fora de estrada. Conta ainda com degraus laterais para facilitar a entrada no habitáculo, já que a superfície ao solo é superior ao habitual, tendo estes um desenho específico para evitar que a projecção de pedras atinjam a zona traseira da pick-up, contando com pontos para drenar areia, lama e neve. No interior, destaque para os materiais robustos e bancos de desportivos com costuras a azul e apontamentos em cabedal.

Destaque ainda para o sistema de infoentretenimento usado, o já conhecido Ford SYNC 3, que é compatível com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Este sistema tem a particularidade de usar um sistema de navegação por satélite particularmente útil para aventuras fora de estrada, ao disponibilizar a função “migalhas de pão”, que permite deixar um rasto de reconhecimento ao explorar áreas não cartografadas.

Desenvolvido pela Ford Performance, o chassis da Ranger Raptor utiliza uma construção super-robusta e reforçada, recorrendo a ligas leves de aço de alta resistência, bem como uma suspensão inspirada na competição, com amortecedores FOX com Position Sensitive Damping (Amortecimento Activo) com êmbolos de 46,6 mm, braços de suspensão em alumínio, torres de suspensão salientes à frente e conjuntos integrados mola-amortecedor na suspensão traseira. Para uma protecção eficaz do motor e caixa de transferência, a Ford aplicou uma placa de aço em alta resistência de 2,3 mm de espessura.

A travagem está a cargo de discos ventilados à frente (332 mm de diâmetro com 32 mm de espessura) com pinças de êmbolos duplos, e discos ventilados atrás (332 mm por 24 mm). Os pneus todo-o-terreno que serão utilizados são os novos BF Goodrich 285/70 R17, desenvolvidos especificamente para a nova Ford Ranger Raptor. Com 838 mm de diâmetro e 285 mm de largura, estes pneus possuem paredes reforçadas, bem como uma banda de rodagem agressiva e tipicamente off-road que proporciona a melhor aderência em pisos molhados, lama, areia e neve.

A locomoção ficou a cargo do novo 2.0 Bi-Turbo EcoBlue de 213 cv e 500 Nm de binário máximo, que actua em conjunto com a nova transmissão automática de 10 velocidades. Estes elementos foram testados exaustivamente para garantir maior robustez e durabilidade nas condições mais desgastantes, como testes contínuos de 200 horas. Para se adaptar melhor às condições do terreno, a Ford implementou seis modos de condução no Terrain Management System (Normal, Sport, Relva/Cascalho/Neve, Lama/Areia, Pedra e Baja).

Embora tenha sido criada para uma utilização mais radical, a Ford não se esqueceu de aplicar as mais recentes soluções de assistência ao condutor e de segurança, como o sistema de Controlo de Estabilidade com Função de Mitigação de Capotamento, Controlo Electrónico de estabilidade, Controlo de Deriva do Atrelado, Controlo de Arranque em Subida, Controlo em Descida (HDC) e Controlo de Carga Adaptativo.

Previsto para meados de 2019, poderá conhecer e experimentar a nova Ford Ranger Raptor de forma virtual, já a partir do dia 2 de Outubro, data em que a Microsoft lançará o novo videojogo Forza Horizon 4, disponível para as consolas Xbox One e computadores com Windows 10. Os participantes do Gamescom poderão experimentar as capacidades inigualáveis desta pick-up na versão de demonstração de Forza Horizon 4, que está disponível no stand da Microsoft Xbox.

Gustavo Dias