Nissan Leaf chega a Portugal com duas versões: Standard e Extended. Autonomia máxima é de 604 km
Depois de, no final de Março, a Nissan ter revelado as primeiras imagens da nova geração do Leaf (juntamente com o Micra e o próximo Juke), chegam todos os dados e características sobre este modelo, que será 100% eléctrico. A estreia em Portugal só deve acontecer nos primeiros meses de 2026, embora num primeiro momento, a marca tenha apontado 2025 para o lançamento deste automóvel.
O modelo que marcou a estreia da Nissan nos veículos totalmente eléctricos vai ficar disponível em duas versões: Standard, com uma bateria de 52 kWh e autonomia WLTP de 436 km; e Extended, em que a bateria sobe até aos 75 kWh e a autonomia, até aos 604 km. O carregamento rápido DC será de 150 kW, com possibilidade de ficarmos com «417 km em 30 minutos».
Segundo a marca, em autoestrada, a autonomia «supera os 330 km a 130 km/h», permitindo «viagens superiores a 800 km com paragens mínimas». O Leaf tem ainda, como acontece em vários modelos do género, a funcionalidade V2L, que permite carregar dispositivos externos, como «chaleiras, luzes ou grelhadores com até 3,6 kW».

Em termos de design, o Nissan Leaf de nova geração corta (e muito) com o passado, sendo impossível dissociar o aspecto das ópticas dianteiras da abordagem que a Renault tinha, há alguns anos, com alguns modelos – as conhecidas “barbas” LED laterais. Atrás, o visual é mais distintivo, com um pequeno spoiler e ópticas integradas neste “asa”.
De resto, o Leaf tem uma «silhueta optimizada aerodinamicamente», com «coeficiente de resistência de 0,25», puxadores embutidos, tejadilho panorâmico escurecido, jantes entre dezoito e dezanove polegadas com pneus até 235/45R19, «dependendo da versão». O design das jantes faz referência ao padrão Ni-San, presente também nos faróis traseiros holográficos 3D, explica a marca. Este modelo estará, ainda, disponível em sete cores exteriores, incluindo a «exclusiva» Luminous Teal.

No interior, temos um habitáculo com iluminação ambiente, dois ecrãs de 14,3 polegadas com Google incorporado (Maps, Assistente e Play Store), controlo por voz para navegação, climatização e multimédia, além da aplicação NissanConnect Services, que «permite gerir remotamente o carregamento, o estado da bateria e o planeamento de viagens».
O sistema de som será um Bose Personal Plus com altifalantes nos encostos de cabeça do banco do condutor, o que permite, por exemplo, «fazer chamadas sem interromper o entretenimento dos passageiros», ressalva a Nissan. Relativamente a preços, ainda não há dados para Portugal.