Renault reforça aposta nos híbridos com duas novas motorizações E-Tech de 160 e 200 cavalos para os SUV Symbioz e o Espace: veja os preços

A Renault anunciou um reforço da sua “ofensiva híbrida” com duas novas motorizações E-Tech de «última geração», desenvolvidas pela Horse Powertrain — a nova joint venture entre o Grupo Renault, a Geely e a Aramco. O resultado são dois sistemas «mais potentes, eficientes e dinâmicos», que equipam os modelos Symbioz e Espace.
No Renault Symbioz (imagem em baixo), a novidade é o motor full hybrid E-Tech de 1,8 litros com 160 cavalos, que combina um «desempenho sólido com consumos e emissões recorde: 4,4 l/100 km e 99 g/km de CO₂ (ciclo WLTP)». Este modelo do segmento C estreia, ainda, uma bateria de 1,4 kWh e uma versão revista da caixa automática, com melhorias que permitem uma «condução mais fluida e eficiente».

Já o Espace (que tem 1100 km de autonomia) recebe o full hybrid E-Tech de 200 cavalos, que o torna no «híbrido familiar mais eficiente do mercado», com consumos de «4,9 l/100 km e emissões de 110 g/km de CO₂», garante a Renault. A caixa automática também sofre mudanças: tem um novo software que nos dá uma «condução mais dinâmica, sem pontos mortos nas acelerações ou reduções»
Este E-Tech híbrido de 200 cv (imagem em baixo) é composto por três motores: gasolina de 1,2 litros (130 cv e 205 Nm de binário); eléctrico principal (50 kW / 70 cv e 205 Nm) ligado a uma bateria de 2 kWh / 400 V; e um motor secundário (gerador de arranque de alta tensão, com 25 cv e 50 Nm). Este último «assegura os arranques do motor térmico e a gestão das mudanças de velocidade».

O Symbioz com a motorização full hybrid E-Tec 160 está apenas disponível na versão Esprit Alpine, com um preço de 37 800 euros; já o Espace full hybrid E-Tech 200 tem três versões – Techno (43 580 euros), Esprit Alpine (46 380) e Iconic (48 380). Estes valores já têm ISV e IVA incluído.