5 E-Tech x 10: as nossas principais ideias sobre o automóvel mais carismático da Renault

Há automóveis que servem para nos levar de um lado ao outro — e há outros que nos fazem virar o pescoço cada vez que os vemos. O novo Renault 5 E-Tech faz parte destes últimos.
Com um design retrofuturista que homenageia o clássico modelo dos anos oitenta , este citadino eléctrico alia carisma, tecnologia e condução divertida numa fórmula difícil de resistir. Estas são as nossas 10 ideias-chave sobre o Renault 5 E-Tech, depois de o termos testado a fundo.
1 – Um ícone reinventado com alma própria
O Renault 5 E-Tech tem uma personalidade vincada e inspiração directa no modelo original: as ópticas, a traseira hatch inclinada e o capot com uma ecrã que mostra o nível da bateria, onde no antigo estava a entrada de ar, criam uma ponte emotiva com o passado.
2 – Um modelo de “exposição”… mas que se pode conduzir
Com proporções compactas, em verde e com tejadilho preto, o 5 E-Tech parece saído de uma loja de design. A vontade é deixá-lo em exposição na sala, como se fosse um modelo à escala. É difícil ficar-lhe indiferente, mesmo entre quem não costuma ligar a automóveis.
3 – Interior sustentável com conforto inesperado
O habitáculo acomoda quatro adultos, com bancos em tecido reciclado estilo “jeans” e acabamentos surpreendentemente macios no tejadilho, tablier e portas dianteiras. Atrás, há mais plástico duro, mas o ambiente mantém-se acolhedor. Um citadino eléctrico pode, afinal, ter um toque premium.
4 – Tecnologia para todos, com ajuda do Reno
O sistema OpenR Link com Google integrado é simples e fluido, complementado por um assistente animado da Renault chamado Reno. Este simpático avatar interage com o condutor e permite controlar funções por voz. É detalhe bem-disposto que reforça ainda mais a nossa ligação com o Renault 5.
5 – Posição de condução realmente pensada para o condutor
O ecrã de infoentretenimento está ligeiramente virado para o condutor, e há comandos físicos onde mais fazem falta: volume, climatização e um botão para desligar o ecrã. Um bom equilíbrio entre acessibilidade e modernidade, que evita frustrações ao volante.
6 – Modos de condução para todos os… humores
Com os modos ‘Eco’, ‘Comfort’, ‘Sport’ e ‘Personalizado’, o 5 adapta-se ao estilo de cada dia. Em modo ‘Sport’, os 150 cv revelam todo o potencial dinâmico e garantem reacções rápidas. A média de consumo no ensaio foi de 11,5 kWh/100 km, um valor muito competitivo.
7 – Detalhes práticos com assinatura francesa
Carregador Qi, duas portas USB-C bem colocadas, compartimento sob o apoio de braço e espaço para copos ajustáveis mostram atenção ao detalhe. São pequenos gestos de design que tornam a experiência a bordo mais prática e agradável.
8 – Selector de marcha mal posicionado
Mas nem tudo é perfeito: o selector de marcha está demasiado alto e interfere com a manete do limpa pára-brisas, o que pode criar alguma confusão. Acaba por ser um detalhe que causa alguma frustração e que contrasta com a boa disposição geral que reina do habitáculo.
9 – O som está à altura da experiência
O sistema Harman Kardon (um extra de seiscentos euros) faz toda a diferença. O ambiente sonoro está ao nível do visual deste Renault e o som exterior em baixa velocidade dá uma sensação de nave espacial. No global, a experiência é muito satisfatória e ajuda a criar uma ligação emocional ao automóvel.
10 – Um preço justo para o que oferece
A versão Techno com extras ficou nos 36 100 euros, acima dos 33 mil do modelo-base; contudo, justifica-se pelo valor com tecnologia, design e equipamento. É mais que um meio de transporte: é um automóvel com alma, que recupera o prazer de conduzir e lhe dá um toque de nostalgia equilibrado.