Secções

Notícias

Ensaios

Fora da Estrada

Xpeng é a primeira marca chinesa a chegar a líder deste ranking europeu

©MotorMais | Xpeng G9©MotorMais

«’Qual é a probabilidade de recomendar a marca a um amigo ou colega?’ Numa escala de 0 a 10, 81% dos proprietários de automóveis Xpeng

    inquiridos responderam com classificações de 9 a 10». Esta foi a razão para que a marca chinesa tivesse alcançado um marco inédito na Europa.

    A Xpeng é, assim, a primeira insígnia 100% eléctrica deste país asiático a «conquistar o primeiro lugar no Estudo de Satisfação com Veículos Elétricos USCALE 2025. Além disto, a Xpeng também foi a única das 24 marcas mencionadas sem respostas negativas (entre 0 e 6, as ‘Detractor answers’).

    ©USCALE GmbH
    ©USCALE GmbH

    Em segundo lugar ficou a Porsche, com 78% das respostas a ficarem entre o 9 e o 10. A marca 100% eléctrica mais próxima da Xpeng foi a Polestar, com 69%; já a Polestar, ficou em quinto lugar, com 65%. A marca que mais respostas negativas teve foi a Opel, com 56% das reacções dos inquiridos a ficarem entre 0 e 6. Neste estudo, participaram «cinco mil condutores de automóveis eléctricos na Alemanha, Áustria e Suíça».

    A Xpeng está presente em Portugal com três automóveis os dois SUV G6 (que a marca diz ser o mais vendido, no País) e G9 (na foto, que já testámos na MotorMais); e o desportivo sedan P7.