Bugatti estreia-se nos programas de personalização total com o Brouillard, um coupé de… 1600 cavalos

Ao contrário de outras marcas de luxo, como a Bentley, através da Mulliner, a Bugatti não tinha (até agora) um programa estruturado de personalização ao mais alto nível – disponível, estava apenas o Sur Mesure.
Este permite aos clientes escolher cores, materiais, acabamentos e detalhes exclusivos, num conceito semelhante ao Bespoke da Range Rover, mas limitado à personalização estética, sem alterações profundas de carroçaria.

Agora, a marca francesa anunciou o ‘Programme Solitaire’, um conceito que vai muito além do Sur Mesure e que permite criar automóveis únicos, totalmente reimaginados, e não apenas versões personalizadas de modelos já existentes, como o Chiron, o Bolide ou o Mistral.
E é precisamente este último modelo que serve de base para o automóvel com que este programa de estreia, o Brouillard, cujo nome homenageia o «cavalo preferido de Ettore Bugatti», fundador da marca de origem italiana. Este coupé, com motor W16 de 1600 cv, apresenta uma carroçaria «inspirada na musculatura dos cavalos».
Este modelo tem ainda tejadilho em vidro que «evoca a arquitectura de uma catedral», tecidos de padrão tartan, fibra de carbono com tom esverdeado e uma manete de mudanças com uma «escultura artesanal do busto cavalo de Ettore Bugatti».

Criado para um «coleccionador apaixonado da marca», o Brouillard «traduz a mestria artística da família Bugatti — desde o mobiliário de Carlo às esculturas em bronze de Rembrandt — numa expressão automóvel singular». O objectivo do Programme Solitaire é, no máximo, a produção de «dois exemplares por ano».