Sealion 7: as nossas principais ideias sobre o SUV da BYD que quer ser tudo ao mesmo tempo – e consegue

A BYD voltou a provocar a concorrência com o Sealion 7, um SUV coupé eléctrico com argumentos de design, potência e conforto que o colocam frente a frente com o Tesla Model Y.
O ensaio que fizemos à versão Excellence AWD, com 530 cv e tracção integral, permitiu conhecer as suas qualidades e as áreas onde ainda pode evoluir. Estas são as nossas 10 ideias-chave sobre o BYD Sealion 7, depois de o termos testado a fundo.
1 – Um design que chama a atenção
Com 4,83 metros de comprimento e uma silhueta musculada, o Sealion 7 tem uma presença imponente e desportiva, com elementos como spoiler traseiro, saias vincadas e uma frente agressiva. Nas ruas, foram muitos os olhares curiosos, um sinal de que este modelo ainda é raro e impressiona pela estética, lembrando até o Lamborghini Urus.
2 – Potência de superdesportivo
A versão Excellence AWD tem 530 cv, tracção integral e uma bateria de 91,3 kWh. Os números impressionam no papel e na estrada, com acelerações vigorosas e uma condução segura. Contudo, os consumos reais (25,2 kWh/100 km) mostram que o desempenho tem um custo, penalizando a autonomia.
3 – Conforto acima de tudo
Este foi, sem dúvida, o automóvel mais confortável que testámos em 2025. Os bancos dianteiros têm múltiplos ajustes eléctricos, com aquecimento e ventilação, e o espaço traseiro é amplo e agradável, com bancos também aquecidos e um ambiente acolhedor. O tejadilho panorâmico reforça a sensação de espaço e bem-estar a bordo.
4 – Interior cuidado e bem equipado
Os materiais são de boa qualidade, com acabamentos em pele e texturas suaves no tablier e nas portas; aqui, nada de plásticos baratos à vista. O equipamento inclui entradas USB-C, apoio de braço com porta-copos e um sistema de climatização eficaz, um conjunto que passa uma sensação de gama superior.
5 – Interface ainda precisa de melhorias
Apesar do grande ecrã rotativo de 15,6 polegadas, a interface do sistema de infoentretenimento continua a ser o ponto mais fraco da BYD. Os menus são extensos, confusos e difíceis de navegar. A simples tarefa de desligar alertas de condução exige vários passos e não há atalhos físicos para acções rápidas.
6 – Alertas exageradamente zelosos
O Sealion 7 inclui sistemas de alerta vocais que se tornam intrusivos, com mensagens de baixa qualidade sonora e sem opção de desactivação imediata. A câmara no pilar B monitoriza o condutor de forma excessiva — basta bocejar ou desviar o olhar para gerar um aviso. A intenção é boa, mas a execução precisa de ajustes.
7 – Controlo físico bem-vindo
Num mercado onde o minimalismo domina, a BYD mantém uma boa dose de botões físicos na consola central: volume, modos de condução, climatização, entre outros. Estes atalhos revelam-se práticos e eficazes no dia-a-dia, evitando a dependência total do ecrã táctil.
8 – Carregamento sem complicações
A consola integra uma base de carregamento wireless de 50 W com arrefecimento — uma funcionalidade inteligente e pouco comum. Há ainda espaço útil de arrumação, entradas USB-C e uma base adicional para acoplar uma chave virtual ao smartphone. Faltou apenas um carregamento wireless também para o passageiro.
9 – Excesso de informação
O painel de instrumentos é completo, mas demasiado “carregado” com informação. A BYD continua a encher o ecrã com dados que distraem mais que ajudam. Ainda assim, a visualização da estrada em tempo real, com os veículos detectados em redor, é um toque tecnológico interessante e funcional.
10 – Um SUV com ambição e equilíbrio
O Sealion 7 oferece uma condução equilibrada e segura em vários tipos de estrada, com dinâmica para satisfazer quem gosta de conduzir e conforto para viagens em família. Apesar dos consumos elevados e da interface pouco intuitiva, este é um dos SUV eléctricos mais completos que já testámos — e o melhor BYD até agora.