Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Unreal Engine está a chegar aos Tesla para dar uma nova vida aos gráficos do sistema de infoentretenimento dos Model S e X

©Tesla©Tesla

As animações gráficas das funcionalidades ‘Autopilot’ e ‘Full Self-Driving’ dos automóveis Tesla podem ser actualizadas com o motor gráfico Unreal Engine, da Epic Games. Esta possibilidade foi avançada no site Not a Tesla App.

Esta fonte cita o hacker GreenTheOnly, que afirma ter «encontrado indícios» deste update no «firmware 2025.20 para os Tesla Model S e Model X equipados com chips MCU3 da AMD». Actualmente, as animações destes automóveis são geradas pelo Godot Engine, um motor gráfico «conhecido por ser leve, open source e eficiente».

Ao contrário desta, o Unreal Engine é um plataforma mais poderosa, usada em jogos AAA com gráficos fotorrealistas. Entre as marcas que já usam o motor da Epic Games (que tem, por exemplo, o jogo Fortnite) estão a Volvo, a Ford ou a Lotus.

Contudo, os gráficos do ‘Autopilot’ e do ‘Full Self-Driving’ não devem ser os únicos a ter como base o Unreal Engine: o hacker GreenTheOnly conseguiu gerar uma animação com esta nova plataforma para o modo que permite abrir o capot e a bagageira do Tesla.

O Not a Tesla App avança ainda a possibilidade de a plataforma ser adaptada a possíveis mapas 3D e a uma representação mais fiel da realidade para mostrar a posição do automóvel na via. Para ter uma ideia de como o Unreal Engine poderia ser aplicado nesta última funcionalidade, pode ver este vídeo de ShrimpTeslaLong, no X.