Consórcio Route 25 começa a testar condução autónoma em Aveiro com o 5G da NOS

A NOS arrancou, em Aveiro, com uma série de demonstrações públicas de condução autónoma com base na tecnologia mobile edge computing (MEC), no âmbito do consórcio Route 25.
Este teste mostrou como um «veículo autónomo [neste caso, uma Volkswagen Arteon Shooting Brake] consegue reagir em tempo real a informação recebida de uma câmara ligada à rede 5G, processada localmente através de MEC».
Ao detectar um obstáculo, o software transmitiu o alerta ao carro, que imobilizou a marcha e retomou o percurso assim que verificou que a via estava livre, descreve a NOS.
Carla Botelho, directora de Transformação Tecnológica e Projectos de Inovação da NOS, destacou que os ensaios estão a ser feitos sobre a rede 5G pública da operadora: «Isto significa que a rede e a tecnologia que temos ao momento já suportam serviços para mobilidade autónoma».
O consórcio Route 25 é liderado pela Capgemini e junta parceiros públicos, privados e académicos. O objectivo passa por «transformar a mobilidade urbana através da integração de sistemas inteligentes, redes 5G privadas e veículos autónomos».
A NOS confirmou ainda que vai haver mais testes deste género em várias cidades nacionais.