Há um novo SUV chinês do segmento C em Portugal: o preço e os principais argumentos do Aion V

Em Fevereiro, o Grupo JAP tinha anunciado que a GAC Motor iria chegar a Portugal no segundo semestre de 2025, com o Aion V a ser o primeiro modelo comercializado. Esta semana, a empresa anunciou oficialmente a chegada deste automóvel ao mercado nacional.
O Aion V é um SUV do segmento C com 4,6 metros de comprimento, jantes de 19 polegadas e um design que combina «formas geométricas» com ópticas traseiras em formato Cyber Dragon Claw e frontais com LED «longitudinais». As cores disponíveis são cinco, com quatro em formato bi-tom, cujo tecto é branco.
Lá dentro, os destaques tecnológicos vão para o ecrã de infoentretenimento de 14,6 polegadas e para um painel de instrumentos de 8,88 polegadas. Há ainda duas bases Qi para carregar smartphones e um volante aquecido. Inusitada é a presença de um mini-frigorífico escondido na coluna central, na zona do apoio de braço, acessível também aos passageiros que viajem atrás.

O Aion V tem duas versões disponíveis em Portugal, que se distinguem apenas pelo nível de equipamento: Premium e Luxury. As características técnicas são iguais – 204 cavalos (150 kW), velocidade máxima de 160 km/h (com tracção dianteira), bateria de 72,36 kWh, autonomia combinada de 510 km, consumos de 16,5 kWh/100 (WLTP).
O preço começa nos 36 887 euros (já com IVA), com garantias de oito anos ou 160 mil quilómetros para componentes da carroçaria e de oito anos ou 200 mil quilómetros para a bateria.
até ao final do ano, o Grupo JAP deve ainda confirmar, como estava prometido, mais dois modelos: o Aion Y Plus (familiar compacto) e o Aion UT (utilitário do segmento B).