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Explorer Premium AWD x 10: as nossas principais ideias sobre o Ford eléctrico que é um irmão gémeo do Capri (por dentro)

©MotorMais | Ford Explorer©MotorMais

O Ford Explorer eléctrico assume-se como o primeiro SUV de uma nova geração da marca americana e partilha plataforma, interior e dimensões com o Ford Capri.

Com 4,46 metros de comprimento, é quase 20 cm mais curto que o Mustang Mach-E, mas mantém a experiência de condução prática e familiar que a Ford quer oferecer aos condutores de eléctricos. Estas são as nossas 10 ideias-chave sobre o Ford Explorer, depois de o termos testado a fundo.

1 – Plataforma e relação com o Capri

O Explorer e o Capri partilham quase tudo, desde o chassis até ao interior. Depois de termos testado ambos, o Explorer reproduz a experiência do Capri, como se a Ford tivesse aplicado uma carroçaria diferente sobre a mesma base estrutural.

2 – Design exterior inspirado no PHEV

Este SUV eléctrico mantém elementos do Explorer PHEV, incluindo faróis com LED diurnos em forma curva e alongada e pilar C estilizado. A silhueta compacta resulta num visual equilibrado e actual, com proporções ajustadas a este competitivo segmento.

3 – Frente e grelha

A grelha é totalmente fechada e substitui o formato perfurado tradicional; contudo, mantém a identidade visual do Explorer. Destaque ainda para o tom Fantastic Red, opcional por 915 euros, uma alternativa mais vistosa à Artic Blue, a cor de série mais emblemática.

4 – Jantes e presença na estrada

As jantes de 21 polegadas em liga leve reforçam a presença do SUV e complementam a estética robusta e imponente, num conjunto visual que se mantém alinhado com o Capri.

5 – Habitáculo familiar e prático

O interior é praticamente idêntico ao do Capri, com ecrã de info-entretenimento de 14,6 polegadas ajustável até 30 graus, painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas e sistema de som Bang & Olufsen com dez colunas. A consola central e os acabamentos seguem o mesmo padrão do Capri.

6 – Conforto e materiais

Os estofos em material sintético Sensico, parcialmente em couro, caracterizam-se pelo conforto. Os bancos dianteiros são desportivos, com ajustes eléctricos, memória, apoio lombar e massagem. A segunda fila tem espaço suficiente para três passageiros, com apoio de braços central rebatível e ventilação dedicada.

7 – Bagageira e funcionalidade

A bagageira tem 450 litros e um compartimento inferior para objectos pequenos ou o cabo de carregamento. A disposição prática do espaço reforça a utilidade do Explorer no dia a dia.

8 – Motor, bateria e autonomia

O Explorer Premium AWD tem dois motores eléctricos com 340 cv combinados e bateria de 79 kWh, o que garante até 566 km de autonomia. Nos testes, o consumo médio fixou-se nos 15,2 kWh/100 km com 217 km percorridos, o que consideramos adequado para um SUV destas dimensões.

9 – Experiência de condução

A condução é consistente, mas sem grandes surpresas. Os modos ‘Eco’, ‘Normal’, ‘Sport’ e ‘Traction’ ajustam ligeiramente a resposta do veículo. O modo ‘B’ aumenta a travagem regenerativa, mas não permite condução totalmente com um pedal; já a ausência de patilhas para ajustar a regeneração é uma falha.

10 – Equipamentos e preço

O modelo incluía vários opcionais, como Pack Driver (1169 euros), tecto panorâmico fixo (1271 euros) e bomba de aquecimento (1321 euros). O preço final do Explorer Premium AWD é de 63 204 euros, praticamente igual ao Capri equivalente. A escolha entre os dois resume-se à estética, com ambos a partilharem a mesma base tecnológica e interior.