Ford reafirma meta de neutralidade carbónica até 2050 e anuncia novos passos para reduzir emissões

Cinco anos depois de ter anunciado o objectivo de se tornar uma empresa neutra em carbono, a Ford voltou a confirmar o compromisso e apresentou as principais áreas de acção que irão guiar a marca ao longo dos próximos 25 anos.
O plano da Ford mantém o horizonte de 2050 para atingir a neutralidade carbónica e centra-se em três frentes: automóveis, cadeia de fornecimento e operações industriais, que são responsáveis por 95% das emissões globais de CO₂ da empresa.
A Ford insiste que atingir a neutralidade carbónica é «não só uma questão de responsabilidade ambiental, mas também um «factor essencial para a sua credibilidade futura». A Ford reconhece que o desafio é «complexo», mas diz que desistir ou adiar o objectivo «seria uma mancha na história da marca».
Segundo Bob Holycross, vice-presidente de sustentabilidade, ambiente e segurança da Ford, o progresso já é visível: «Estamos a fazer avanços reais na redução das emissões em toda a nossa actividade, desde os veículos até à cadeia de fornecimento. Desde 2017, reduzimos em 49% as emissões absolutas das nossas operações globais, e desde 2019 alcançámos uma redução de 16% nas emissões de âmbito 3, que incluem as emissões indirectas ao longo da cadeia de valor».
Em declarações citadas pelo AutoBlog, o mesmo responsável diz ainda que as fábricas da Ford no Michigan «deverão operar com 100% de electricidade livre de carbono a curto prazo». Os veículos eléctricos e híbridos «continuarão a ser a base» desta transformação, cujo objectivo passa por «reduzir gradualmente o impacto ambiental da produção automóvel».
Num momento em que várias construtoras recuam nos compromissos de electrificação total — como a Volvo e a Stellantis, que já abandonaram as metas para 2030 — a Ford sublinha que não vai rever as suas metas de sustentabilidade.
Actualmente, a marca vende, em Portugal, vários modelos eléctricos, como os Ford Puma, Capri e Explorer, todos já testados pela MotorMais.











