Jaguar TCS Racing entra na nova temporada da Fórmula E com António Félix da Costa e uma nova liderança

Ainda ontem, António Félix da Costa tinha sido anunciado na equipa Alpine Endurance Team, com vista à participação no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC), e hoje volta a ser confirmado noutra prova.
Contudo, e como também já tínhamos escrito, esta novidade já era conhecida: o piloto nacional trocou a Porsche pela Jaguar, e é a nova contratação da TCS Racing para o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA 2025/26. Este é mesmo visto como o «início de um novo ciclo» para a equipa britânica.
É que, além de António Félix da Costa, a Jaguar passa a contar com Ian James (na foto de destaque, ao meio) no cargo de Team Principal. Antes de se juntar à TCS Racing, este responsável liderou a equipa Mercedes‑EQ Formula E Team, onde conseguiu quatro títulos mundiais — dois no campeonato de Equipas e dois no de Pilotos. Depois, Ian James assumiu ainda cargos de liderança na NEOM McLaren Formula E Team.
Já Félix da Costa junta-se a Mitch Evans (na foto de destaque, à esquerda), que entra na sua décima temporada com a Jaguar. Em conjunto, os dois pilotos «somam quatorze vitórias e formam a dupla mais bem-sucedida na história do campeonato eléctrico», sublinha a marca.

Os dois pilotos vão conduzir o também o novo Jaguar I-Type 7, um monolugar que será testado no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, entre 27 e 31 de Outubro. Este automóvel tira partido de «avanços técnicos desenvolvidos pela Jaguar TCS Racing, tanto em hardware como em software», que serão aplicados à «próxima geração de veículos eléctricos de estrada da marca, antecipada pelo futuro Jaguar Type 00».
Segundo a Jaguar, esta nova fase simboliza «uma aposta reforçada na inovação e na performance», num momento em que a Fórmula E entra na sua décima temporada. A equipa encara 2025/26 como um «ponto de viragem» para «consolidar a sua posição entre os principais concorrentes do campeonato».