Este Nissan Sakura tem um painel solar extensível que dá energia para «três mil quilómetros anuais»

A Nissan aproveitou a presença no Japan Mobility Show para mostrar um protótipo do seu modelo eléctrico Sakura equipado com um «inovador sistema de produção de energia solar integrado», o Ao-Solar Extender.
Esta tecnologia, desenvolvida pela marca, tem como objectivo «reduzir a dependência da rede eléctrica, simplificando o carregamento diário e aumentando a conveniência de utilização». Segundo estimativas da equipa de desenvolvimento, a energia gerada poderá garantir «até três quilómetros de autonomia por ano».
O sistema Ao-Solar Extender tem como base painéis montados no tejadilho que permitem o carregamento do Sakura tanto em movimento, como quando está estacionado. «O painel principal capta energia solar durante a condução, enquanto um segundo painel extensível aumenta a área de captação e eleva a produção até cerca de 500 W», explica a Nissan.
Além de gerar energia, o painel extensível faz com que haja «sombra ao habitáculo», o que «reduz a entrada de luz e a temperatura interior»; desta forma, a marca japonesa diz que se reduz a dependência do AC, o que aumentará a autonomia do Sakura.
O Ao-Solar Extender foi, ainda, concebido para «minimizar a resistência ao vento e integrar-se de forma harmoniosa no design deste modelo (o eléctrico «mais vendido do Japão desde 2022»), sem «comprometer a aerodinâmica nem a estética» deste automóvel.











