Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

Subaru prepara o regresso da sigla STI com dois novos protótipos: um a gasolina e outro 100% eléctrico

©Subaru | STI©Subaru

Depois de vários anos em silêncio, a Subaru vai voltar a dar vida à sigla ‘STI’. A marca japonesa confirmou a estreia de dois novos conceitos de alto desempenho no Japan Mobility Show (31 de Outubro a 9 de Novembro): um com motor térmico e outro totalmente eléctrico.

Os modelos, batizados como ‘Performance-E STI’ e ‘Performance-B STI’, representam os dois caminhos duas vias que a Subaru quer seguir. O primeiro modelo será a estreia da marca nos desportivos eléctricos, com um interior será «espaçoso e inspirado na herança da marca», o que poderá indiciar o regresso ao formato hatchback do WRX STI.

Embora as especificações técnicas ainda não tenham sido reveladas, a Subaru adianta que o conceito «antecipa o futuro da sua divisão de performance» e que a tracção integral simétrica continuará a ser um «elemento central». modelos.

Já o Performance-B STI mantém o motor boxer de cilindros opostos e a tracção integral, pelo que a abordagem será mais tradicional. O design retoma a base do WRX, mas com proporções mais agressivas, grelha com contornos vermelhos, guarda-lamas ventilados e um grande spoiler no tejadilho. Contudo, esta novidade está a ser encarada como pouco coerente, uma vez que a Subaru já tinha admitido, em Abril deste ano, que era provável que os futuros automóveis STI se poderiam tornar «exclusivamente eléctricos».

©Subaru | STI preview
©Subaru

A área do site onde a marca anuncia as novidades que vai apresentar no Japan Mobility Show tem dois vislumbres sobre as ópticas frontais de ambos os modelos (imagens em cima).

A apresentação destes dois protótipos surge quatro anos depois de a produção do WRX STI ter sido descontinuada, nos Estados Unidos. Contudo, o último modelo STI de produção, o S210, foi lançado em Janeiro deste ano, mas apenas no Japão e limitado a quinhentas unidades – equipado com um motor turbo de 2,4 litros, tem cerca de trezentos cavalos.

A três dias da abertura do Japan Mobility Show, ainda não se sabe se os conceitos Performance-B e Performance-E darão origem a modelos de produção, mas é muito provável que isto venha a acontecer. Neste evento, a marca vai ainda mostrar os protótipos dos SUV eléctricos Outback Wilderness, Forester Wilderness e Trailseeker – para já, no site da marca dedicado a este salão automóvel, é possível ver uma imagem onde as silhuetas dos dois modelos STI em destaque.