Secções

Notícias

Ensaios

Fora da Estrada

Honda Mobile Power Pack: será que um dia vamos ter baterias portáteis que se metem e tiram dos automóveis?

©Honda | Baterias©Honda

A Honda partilhou dados sobre uma nova fase da sua estratégia global cujo objetivo é «aumentar a oferta de produtos eléctricos» e garantir um modelo de negócio alinhado com a «neutralidade carbónica em todas as operações».

Um dos pilares desta visão é o Honda Mobile Power Pack, um sistema de baterias portáteis e intermutáveis que já está a ser testado em «scooters e equipamentos profissionais». Esta tecnologia pode inclusive, ser o primeiro passo para uma realidade que, há poucos anos, podia ser ficção científica: trocar a bateria de um veículo eléctrico em poucos segundos, o que evitaria esperas em carregadores.

«Este sistema oferece uma maior conveniência e flexibilidade, o que permite uma troca rápida e fácil de baterias e elimina as preocupações com o tempo de carregamento», diz a Honda. Para passar a veículos de maiores dimensões, contudo, os desafios técnicos serão maiores,
desde requisitos de segurança ao peso dos módulos.

Ao mesmo tempo, a marca apresentou a plataforma Honda eMaas, uma solução que liga os veículos elétricos a um «ecossistema integrado de serviços, com gestão energética optimizada e funcionalidades orientadas para ganhos de eficiência».

Entre estas, temos o ‘Carregamento Inteligente’, que ajusta a recarga a períodos com eletricidade mais barata ou renovável; e a ‘Vehicle-to-Grid’, que permite «devolver energia à rede em momentos de maior procura».

Mesmo após um recente «realinhamento da estratégia eléctrica» para «acompanhar as condições actuais do mercado», a empresa mantém como meta a longo prazo que «toda a gama de produtos» seja eléctrica ou movida a hidrogénio até 2040.