R26: este é o monolugar que a Audi desenvolveu durante três anos para a estreia na F1

A Audi apresentou, finalmente, o protótipo do R26, que antecipa o monolugar com que a marca alemã se vai estrear oficialmente na Fórmula 1. Este modelo entra em pista no primeiro GP da temporada de 2026, que acontece entre 6 e 8 de Março, na Austrália.
Massimo Frascella, chief creative officer da Audi, descreve o programa de entrada na F1 como «pioneiro da nova identidade da marca», assente em princípios de design «claros, técnicos, inteligentes e emocionais». Lembre-se que a preparação para a estreia na F1 decorre há quase três anos.

O design do R26 Concept é dominado por superfícies gráficas «minimalistas» e uma paleta de cores composta por «titânio, carbono e o novo tom ‘Audi Lava Red’». A marca confirmou ainda que usará de «forma selectiva» os anéis vermelhos do seu logo.
Para já, o protótipo mantém-se praticamente sem patrocínios, embora a Audi tenha já acordos com a Revolut, a Adidas e a BP, pelo que, quando entrar em pista, o automóvel já terá um chassis com publicidade.
A entrada da Audi na Fórmula 1 será feita sob o nome de equipa Revolut, após a aquisição do Sauber Group. A estrutura será liderada por Mattia Binotto (ex-Ferrari) e Jonathan Wheatley (ex-Red Bull), com os pilotos Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto.

Gernot Döllner, CEO da Audi, afirmou que este passo representa o «próximo capítulo na renovação da empresa» e um «catalisador para uma Audi mais ágil, rápida e inovadora». O responsável garantiu ainda que o objectivo não é apenas participar: «Não entramos na Fórmula 1 para estar lá. Queremos ganhar». Döllner estabeleceu mesmo um horizonte competitivo ambicioso, admitindo que a marca quer «lutar pelo título mundial até 2030».











