Xpeng não está para brincadeiras com os novos G6 e G9: «Têm tecnologias e potência de carregamento que a concorrência só vai ter em 2030»

Os dois modelos da marca chinesa podem apenas ter, em conjunto, vendido apenas quinhentas unidades desde que a Xpeng entrou no mercado português, mas 2026 parece ser um ano em que a marca quer mesmo “explodir”.
Para isso, os trunfos são as novas versões dos G6 e G9, dois modelos que chegam com actualizações de design, mais tecnologia e, sobretudo, um salto significativo na velocidade de carregamento: ambos passa a ter a bateria 5C Supercharging e uma arquitectura de 800V.
Por isto, e pelo reforço de tecnologia que os dois modelos trazem, Rafael Monteiro, COO da Xpeng não têm dúvidas: «Temos os modelos mais tecnológicos e com o carregamento mais rápido em Portugal. Vão estar actualizados nos próximos cinco a seis anos; quando a concorrência lá chegar, nós já lá estamos».

O Xpeng G6 recebeu um exterior revisto, com uma assinatura luminosa horizontal agora a toda a largura, sem ser inetrromoida pelo logótipo, a chamada ‘robot face’; fora isso, mantém-se a silhueta fastback, mas há novas jantes de 20 polegadas e uma traseira remodelada com um «spoiler ducktail».
No habitáculo, a marca introduz um novo espelho retrovisor com ecrã integrado de nove polegadas (como acontece no Polestar 4), sistema de som de 960 W, bancos dianteiros com massagens e um ecrã táctil maior, agora com 15,6 polegadas, mantendo-se a resolução 2K.

O maior salto, porém, estará na bateria 5C. O carregamento dos 10 aos 80% demora agora 12 minutos, face aos 20 minutos da geração anterior, com potência máxima DC até 451 kW. «São os primeiros modelos com carregamento 5C, inauguramos uma nova era de inovação em Portugal», disse Fábio Sousa, project manager.
A gama inclui três versões, todas com mais equipamento de base e preço revisto: a Performance desceu seis mil euros. A Xpeng mantém, ainda, a filosofia de baixa personalização, uma vez que «praticamente tudo está incluído de série», consoante a versão.

Nas primeiras impressões de condução, o G6 mostrou-se com um habitáculo evoluído em relação ao modelo que testámos este ano, apesar de alguns plásticos mais rígidos no tablier. Já a solução do retrovisor com ecrã exige ajuste no ângulo para evitar reflexos, já que o condutor pode alternar entre espelho tradicional e imagem digital.
No G9, as versões AWD passam a trazer jantes de 21 polegadas de série e, a bordo, temos painel de instrumentos com 10,25 polegadas, dois ecrãs de 14,96 polegadas para infoentretenimento, agora «mais rápidos e fluidos». A marca reforçou o isolamento térmico do tecto panorâmico (com mais uma «camada extra de proteção solar») e introduziu um sistema de som de 2250 W. A bagageira varia entre 660 e 1576 litros e há ainda uma nova cor interior, a Coffee (castanho claro).

Tal como no G6, a bateria 5C promete ser decisiva: nesta caso, a potência máxima chega aos 525 kW, com a marca a garantir a «melhor curva de carregamento entre os eléctricos actuais». Em termos de velocidade, é a mesma do fastback: doze minutos, dos 1o aos 80%.
Em estrada, o G9 mantém o carácter de conforto total que já tínhamos experimentado no teste à versão anterior. A suspensão absorve bem lombas e irregularidades, e o ambiente a bordo é claramente premium. Contudo, continuam a existir avisos em excesso e um sistema de infoentretenimento com demasiadas opções, que pode distrair muito da condução.

Os novos G6 e G9 (que também estreiam as versões totalmente em preto Black Edition, um conceito que a Volvo já tem há alguns anos) representam um «passo claro da Xpeng na consolidação do mercado português».
O G6 mostra-se mais equilibrado e um interior mais funcional, enquanto o G9 continua a posicionar-se como um SUV de luxo com enfoque no conforto. Ambos partilham uma actualização tecnológica profunda, preços mais competitivos (a marca baixo-os) e uma estratégia que parece ser clara: oferecer mais equipamento de série que a concorrência e liderar no carregamento rápido.

Com entregas garantidas ainda este ano, cada modelo está disponível em três versões, além da Black Edition: RWD Standard Range, RWD Long Range e AWD Performance. Para o G6, os preços começam nos 46 690 euros e, para o G9, nos 62 490 euros. Pode ver aqui a lista de especificações completas dos dois novos Xpeng MY 25.











