Ford segue a receita da Renault e pode criar um Fiesta E-Tech retro-futurista? Damos quatro pistas para perceber a ideia

A Ford estará a preparar o regresso ao segmento dos urbanos na Europa através de uma estratégia centrada em veículos eléctricos acessíveis e o “ás de trunfo” desta nova ofensivo pode ser um Fiesta EV, um modelo descontinuado em 2023.
Recentemente, a marca norte-americana anunciou uma parceria com a Renault para desenvolver dois novos modelos baseados na plataforma eléctrica Ampere, com lançamento previsto para o início de 2028.
Embora a Ford ainda não tenha confirmado oficialmente que um desses modelos terá o nome ‘Fiesta’, pode estar em causa uma abordagem semelhante à que a marca francesa teve com os Renault 5 (na foto) e 4 E-Tech, ou seja, criar um design que remeta para um automóvel clássico, mas com toques futuristas.

Se isto acontecer, a Ford terá aqui uma oportunidade de ouro para cavalgar a onda de revivalismo que já deu muitos frutos à Renault, principalmente com a conquista do prémio ‘Carro do Ano Europeu’ de 2025. Estas são as quatro pistas-chave que indiciam esta realidade.
1 – Parceria com a Renault para veículos eléctricos compactos
A colaboração entre Ford e Renault está focada no desenvolvimento conjunto de veículos eléctricos acessíveis para o mercado europeu, utilizando a plataforma Ampere da Renault como base de engenharia e produção. Esta estratégia assenta como uma luva a um possível Fiesta E.
3 – Um sucessor espiritual do Fiesta dos anos 80
Um dos dois veículos previstos na parceria deverá servir como o substituto natural do Fiesta, reinterpretado como um hatch eléctrico urbano adaptado às necessidades actuais dos consumidores. É a receita Renault 5 -Tech aplicada a um dos modelos mais emblemáticos dos anos 80 (em baixo, a versão XR2).

3 – Plataforma eléctrica Ampere como base tecnológica
A utilização da plataforma eléctrica da Renault, já testada em modelos como o Renault 5 E-Tech, é já uma base tecnológica madura para criar um carro compacto com autonomia e desempenho competitivos. E, daqui a dois anos, ainda o será mais.
4 – Design e experiência com identidade Ford
Apesar de partilhar a arquitectura com a Renault, a Ford quererá que o novo modelo tenha estilo, dinâmica de condução e experiência de utilizador que reflectem a identidade da marca. Pode não ser, por isso, um simples revamp do Fiesta clássico.











