Model 3 Standard chega a Portugal: quanto custa o Tesla «mais acessível de sempre»?

A gama Model 3 da Tesla, onde já estavam as versões Premium Long Range RWD, Premium Long Range AWD e Performance, foi complementada com um modelo de entrada, o Standard. Esta novidade chega com o objectivo de «tornar mais acessível a transição para a mobilidade eléctrica» e «reforçar a presença da marca no segmento de maior volume».
Segundo a Tesla, o Model 3 tem sido «um dos principais responsáveis pela popularização dos veículos eléctricos a nível mundial»: este é mesmo o modelo «mais acessível de sempre» da marca liderada por Elon Musk, com um preço que começa nos 35 mil euros. A marca sublinha que o PVP é de 36 990, mas as «campanhas actuais» permitem ter um desconto de 1990 euros.
A versão Standard mantém as características essenciais do Model 3: a marca anuncia um consumo combinado de «13 kWh / 100» em ciclo WLTP, valor que, segundo a Tesla, se posiciona «abaixo do de muitos citadinos mais pequenos»; já a autonomia anunciada chega aos 534 quilómetros.

O Model 3 Standard acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos e tira partido de um conjunto de soluções pensadas para «reduzir custos de utilização e manutenção». Entre estas, estão as novas jantes Prismata de dezoito polegadas, desenvolvidas para «melhorar a eficiência e facilitar a substituição de pneus».
No interior, a configuração inclui novos bancos em tecido, aquecidos à frente e com regulação eléctrica, um tejadilho panorâmico em vidro e «mais capacidade de arrumação»: o volume total de carga pode chegar aos «1659 litros», desde que os bancos traseiros sejam rebatidos.
Relativamente ao sistema de infoentretenimento, nada muda: continuamos a ter o ‘Planeador de Viagem’ com indicação de Superchargers em «tempo real», a Phone Key, o ‘Modo Sentinela’, o ‘Modo Canino’ vêm incluídas e o Autopilot, de série. O Model 3 Standard vem ainda com as mais recentes novidades incluídas nesta gama, como os faróis adaptativos e uma câmara dianteira com ângulo de visão «mais alargado».

A configuração deste modelo já pode ser feita no Tesla Design Studio, com as entregas ao clientes a estarem agendadas para Fevereiro de 2026.











