Secções

Notícias

Ensaios

Especial

Empresa finlandesa criou bateria para automóveis eléctricos que pode carregar totalmente em… cinco minutos

Depois de ter anunciado, no início deste ano, que estava a desenvolver uma bateria inovadora, de estado sólido, a empresa finlandesa Donut Lab apresentou os resultados do primeiro teste independente.

O ensaio foi realizado pelo Valtion Teknillinen Tutkimuskeskus, um organismo público de investigação da Finlândia, e concluiu que a bateria carrega de forma «substancialmente mais rápida que as tradicionais baterias de iões de lítio» dos automóveis eléctricos.

Em vários testes, o carregamento dos 0 aos 80% foi alcançado em «cerca de 9,5 minutos», com manutenção de 100% da sua capacidade. Noutros cenários, o mesmo nível de carga foi atingido em «aproximadamente 4,5 minutos, com retenção de 99% da capacidade».

As baterias de estado sólido são muitas vezes apontadas como o “Santo Graal” do sector energético, embora a sua aplicação real ainda não tenha conhecido grandes desenvolvimentos.

©Donut Lab
©Donut Lab

Actualmente, a maioria dos automóveis eléctricos recorre a baterias de iões de lítio com electrólitos líquidos que têm tempos de carregamento mais demorados, dificuldades em ambientes de frio extremo e riscos associados a materiais inflamáveis em caso de colisão.

Em contraste, as baterias de estado sólido recorrem a materiais condutores sólidos, o que permite maior densidade energética e elimina os problemas de fuga térmica típicos das baterias convencionais.

Regra geral, carregamentos a potências muito elevadas aceleram a degradação química das baterias e reduzem a sua capacidade. Contudo, de acordo com os resultados divulgados pelo Valtion Teknillinen Tutkimuskeskus, a solução da Donut Lab manteve «praticamente intacto o seu potencial energético mesmo após carregamentos extremamente rápidos».

Agora, faltará confirmar este desempenho da bateria da Donut Lab em contexto real, o que ainda não tem previsão para acontecer. Em teoria, uma sessão de carregamento de um veículo eléctrico poderá passar de trinta minutos para cerca de cinco, o que já se aproximará mais do tempo necessário para abastecer um automóvel num posto de combustível.