Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

GLC 53 4MATIC+ de cara lavada: o SUV topo de gama da Mercedes chega numa versão AMG com com 449 cv. E o preço?

©Mercedes | GLC 53 AMG©Mercedes

A Mercedes-AMG reforçou a sua oferta no segmento SUV de altas prestações com o novo GLC 53 4MATIC+, equipado com um motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros, com turbocompressor de gases de escape e compressor elétrico auxiliar.

A potência atinge os 330 kW (449 cv) e o binário máximo fixa-se nos 600 Nm, com função overboost que eleva o valor para «640 Nm durante dez segundos às 5200 rpm». A marca fala numa «revisão profunda» deste SUV: temos uma nova cabeça de motor, condutas de admissão e escape optimizadas, nova árvore de cames de admissão, sistema de admissão de maior volume e intercooler redesenhado.

Estas alterações resultam numa entrega de binário «mais consistente ao longo de toda a faixa de rotações» e numa resposta «mais imediata ao acelerador». A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 4,2 segundos com o modo ‘Race Star’ incluído no AMG Dynamic Plus Package. A velocidade máxima está limitada a 250 km/h, valor que sobe para 270 km/h com o AMG Driver’s Package.

©Mercedes | GLC 53 AMG
©Mercedes

O motor associa-se à transmissão AMG SpeedShift TCT 9G, que privilegia «tempos de passagem curtos, reduções múltiplas consecutivas e resposta rápida às solicitações do condutor». O modo ‘Sport+’ e o modo manual, com patilhas galvanizadas no volante, «garantem maior envolvimento na condução»; já a tracção integral «totalmente variável» inclui um modo ‘Drift’, que permite uma «distribuição de binário orientada para o eixo traseiro em contexto adequado», explica a Mercedes.

A suspensão AMG Ride Control, desenvolvida em Affalterbach, chega com uma «nova afinação de molas e amortecedores», com amortecimento adaptativo regulável em três níveis: ‘Comfort’, ‘Sport’ e ‘Sport+’. Neste caso, o sistema «adapta a actuação de cada roda às condições da estrada» através de válvulas separadas para extensão e compressão.

No lançamento deste GLC 53, um dos principais destaques nos extras é o Pack Golden Accents que fica disponível durante um ano: aqui, a pintura preto obsidian metalizado ou cinzento grafite magno combina com elementos exteriores em techgold. As jantes forjadas AMG de 21 polegadas apresentam um design de raios cruzados em preto mate, com rebordos e tampas centrais em techgold. As pinças de travão surgem em preto brilhante com logótipo AMG em branco, enquanto a tampa do depósito em cromado prateado inclui inscrição AMG e detalhes em preto.

©Mercedes | GLC 53 AMG
©Mercedes

Com este pack, os bancos desportivos AMG em pele preta recebem apoios laterais reforçados e costuras contrastantes alinhadas com o tema cromático exterior. Os painéis das portas e o painel de instrumentos mantêm a mesma cor de contraste e há elementos de acabamento em carbono AMG que integram fios metálicos que contrastam com os apontamentos techgold, o que reforça a identidade visual do Mercedes-AMG GLC 53 4MATIC+. Para já este modelo ainda não tem preço oficial, mas é natural que ronde os 130/140 mil euros.