O Túnel do Marão, que foi inaugurado no passado dia 7 de Maio, é uma das obras mais exigentes realizadas na Península Ibérica, tendo a ligação entre Amarante e Vila Real custado um total de 398 milhões de euros, dos quais 137 milhões foram destinados à construção do túnel.
O túnel, com mais de 5,6 quilómetros de comprimento, deverá receber cerca de 13 mil veículos por dia, apesar de no primeiro dia terem passado 18 mil veículos. Esta obra, que terá como principal função reduzir a utilização da única ligação rápida entre Trás-os-Montes e o Litoral, a IP4, que originou 136 vítimas mortais nos últimos 20 anos devido ao traçado sinuoso e às condições meteorológicas adversas no percurso.
Para reduzir a distância e o tempo de percurso, ao mesmo tempo que se garante as melhores condições de segurança possíveis para os automobilistas, foi utilizado o betume modificado asfáltico Elaster 14/60 da Cepsa, que cumpre as mais exigentes normas regulamentares europeias em termos de saúde, segurança e ambiente.
Segundo Luís Vieira, responsável de Obras Públicas da Cepsa Portugal “O Elaster 14/60 é um ligante betuminoso modificado através de reacção química, utilizado em misturas betuminosas de elevadas prestações, totalmente adequadas às especificidades de um projecto desta dimensão, assim como às exigências de tráfego”, e que “Este ligante distingue-se pela elevada elasticidade, estabilidade no armazenamento, resistência ao envelhecimento e performance, amplamente reconhecida pelos profissionais do sector”.
Este material foi utilizado na totalidade do asfalto do túnel, que é composto por uma galeria dupla, bem como nos respectivos acessos poente e nascente, num total de seis quilómetros. Devido à dimensão do túnel, foram criadas normas de segurança especiais, como a colocação de 120 câmaras de vigilância com sensores de detecção de incidentes, galerias de evacuação de pessoas e veículos a cada 400 metros, megafones a cada 50 metros e luzes LED azuís a cada 105 metros, como forma de assinalar a distância de segurança entre veículos.