Com a recente renovação da nomenclatura dos modelos desportivos e SUV, a Mercedes-Benz teve que alterar o nome de alguns modelos que já começavam a fazer história, não só dentro do grupo Daimler como da própria indústria automóvel. Um exemplo disso é o desportivo SLK, que passou agora a fazer parte da família Classe C, razão pelo qual recebe a terminação “C” no final do nome, passando agora a designar-se de SLC.
Além da alteração do nome, o novo SLC recebe algumas alterações estéticas que permitem mante-lo actualizado de acordo com a mais recente linha estilística da marca, ao receber uma frente totalmente redesenhada, com ópticas em LED que parecem saídas de um Classe C, tal como a grelha, que recebe o famoso padrão diamante, que desempenha um papel fundamental para tornar este modelo ainda mais atraente.
O resultado é excelente, e todas as alterações, incluindo as novas linhas no capot e as linhas laterais mais arredondadas (perdeu o visual angular do último SLK) conferem ao SLC um visual mais elegante, aproximando-o dos “Dream Cars” superiores da marca, como o fenomenal SL (que felizmente mantém a sua designação). A capota rígida removível mantém-se inalterada, demorando meros segundos a abrir ou a fechar, dependendo do estado do tempo, e do seu estado de espírito.
Neste último ponto, visto o modelo do parque de imprensa que obtivemos para teste estar equipado com os excelentes AIRSCARF, que garantem um fluxo de ar quente na zona do pescoço, graças à saída de ar embutida nos encostos de cabeça, a posição normal do tejadilho foi recolhida, embora tenha sido fundamental o uso da rede aerodinâmica colocada entre os encostos de cabeça, para evitar a recirculação de ar no interior do habitáculo.
E já que falamos no interior, aqui as alterações não são tão significativas, embora existam algumas novidades, como o volante que recebe um novo desenho mais tridimensional, e o selector da caixa de velocidades, que embora seja automática (9G-Tronic de 9 velocidades), possui um manipulo que imita o utilizado no SL, conferindo um visual (e tacto) mais luxuoso no interior deste SLC.
De resto tudo se mantém inalterado, prevalecendo a excelente qualidade de construção e os materiais usados, dependendo neste caso dos packs e opcionais que escolher, como foi o caso dos estofos em pele Confort em Preto/Dinamica, que além de conferir aos bancos um aspecto mais desportivo e luxoso, com acabamentos como zonas em pele perfurada, pospontos em vermelho, também o volante recebeu zonas em camurça para melhor tacto e o tablier a ser forrado em pele.
Já em termos de tecnologias usadas, destaque para a integração do modo Dynamic Select, disponível de série nas versões superiores, como foi o caso desde SLC 250d, que permite escolher um dos diversos modos de condução disponíveis (Comfort, Sport, Sport +, Eco e Individual), bem como o Active Brake Assist ou o opcional Pack de Assistência de Faixa de Rodagem e o Distance Pilot Distronic, uma solução Cruise Control adaptativa.
Quanto a motorizações, o SLC está disponível com quatro motores a gasolina, o SLC 180 de 156cv, SLC 200 com 184cv, SLC 300 com 245cv e SLC 43 AMG com 367cv, ou esta versão, o SLC 250d equipada com o conhecido 2.1 turbodiesel de 204 cavalos, que associado à já referida caixa 9G-tronic, garante médias de consumo surpreendentemente baixas. Apesar da ideia de associação de um motor diesel num roadster desportivo, o resultado surpreende, não só porque a sonoridade foi ligeiramente trabalhada, como pelo comportamento, visto que este motor possui 500 Nm de binário, o que garante algumas derivas controladas em curva sempre que o condutor desejar, tornando a experiência de condução mais emocionante.
Ficha Técnica
Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 245 km/h |
Capacidade | 2143 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 6,6 s |
Potência | 204 cv (3800 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 500 Nm (1600 rpm) | Urbano (anunciado) | 5,5 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 4,2 | |
Tracção | Traseira | Combinado (anunciada) | 4,7 |
Caixa | Automática de 9 velocidades | Emissões CO2 | 123 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4133 / 1810 / 1301 mm | Valor base | €53 900 |
Peso | 1605 kg | Valor viatura testada | €72 249 |
Bagageira | 285 litros | I.U.C. | €250.61 |