Decorreu pela 21ª edição os mais conceituados prémios de International Engine and Powertrain of the Year (IEPOTY), que sofreram na presente edição uma reorganização das suas categorias, abandonando o anterior formato com intervalos de cilindrada, passando as categorias a ser diferenciadas pela potência anunciada das motorizações.
Como tal, na edição de 2019, passaram a existir as categorias sub 150cv, 150 a 250cv, 250 a 350cv, 350 a 450cv, 450 a 550cv, 550 a 650cv e acima de 650 cavalos, isto sem esquecer as já conhecidas categorias de melhor Motor Novo, melhor Motor Híbrido, melhor Motor Híbrido, melhor Motor de Desempenho e Motor do Ano. Conheça agora os vencedores de cada categoria, atribuídos segundo a pontuação dada por um júri composto por 70 profissionais, oriundos de 31 países.
Sub 150 cavalos – Ford 999cc EcoBoost (145 pontos)
O eficiente bloco de três cilindros da Ford volta a receber um galardão da IEPOTY, o 11º desde o seu lançamento em 2012. Este motor, disponível até 140 cavalos de potência, correspondeu a mais de 25% de todas as viaturas Ford vendidas em 2018, desde o pequeno Ford Fiesta até ao furgão Transit Connect.
150 a 250 cavalos – Audi 2.0 TFSI (161 pontos)
O motor de quatro cilindros turbo do grupo Volkswagen, uma presença constante desde 2005, conquistou o prémio de melhor motor na categoria entre 150 a 250 cavalos de potência. Recordamos que este motor de dois litros é utilizado tanto por inúmeros modelos da Audi, Seat, Volkswagen e Skoda.
250 – 350 cavalos – Porsche 2.5 Turbo (144 pontos)
O novo motor de 2.5 litros com quatro cilindros turbo que equipa os novos Porsche 718 Boxster S e 718 Cayman S, de 350 cavalos, venceu a categoria entre os 250 e 350 cavalos de potência. Embora controverso, por utilizar apenas quatro cilindros, este motor acabou por convencer os jurados nesta categoria.
350 a 450 cavalos – Jaguar Land Rover Eléctrico (191 pontos)
Com uma diferença de apenas um ponto, face ao motor 3.0 de seis cilindros que equipa o novo Porsche 911, o vencedor da categoria entre 350 a 450 cavalos foi a nova motorização eléctrica utilizada no Jaguar I-Pace, o primeiro modelo 100% eléctrico do Grupo Jaguar Land Rover.
450 a 550 cavalos – Mercedes-AMG 4.0 V8 (244 pontos)
Embora tenha sido lançado originalmente em 2015, estranhamente só agora é que o popular motor M178 conquistou um galardão da IEPOTY. Criado originalmente para o coupé desportivo AMG GT, este motor é actualmente aplicado a praticamente todos os modelos Mercedes-AMG (nas vertentes AMG 63) e nos novos Aston Martin Vantage e DB11.
550 a 650 cavalos – Ferrari 3.9 V8 Biturbo (308 pontos)
O poderoso motor V8 de 3.9 litros biturbo utilizado nos modelos de entrada de gama da Ferrari, como o Portofino e GTC4 Lusso T, recebeu o galardão de melhor motor dentro da categoria de 550 a 650 cavalos, por uma diferença significativa face ao 3.8 turbo de seis cilindros da Porsche, usada nos modelos 911 Turbo, Turbo S e GT2 RS.
Acima de 650 cavalos – Ferrari 3.9 V9 Biturbo (429)
Com quase o dobre da pontuação do segundo classificado, curiosamente também da Ferrari (6.5 V12 do Ferrari 812 Superfast), foi a variante do 3.9 V8 biturbo utilizada no Ferrari 488 GTB, 488 Spider e 488 Pista que venceu esta categoria.
Melhor Motor Novo – Jaguar Land Rover Eléctrico (281 pontos)
Na categoria de melhor motor novo, o vencedor foi o já galardoado (na categoria de 350 a 450 cavalos) motor eléctrico utilizado no Jaguar I-Pace, o primeiro veículo totalmente eléctrico do Grupo Jaguar Land Rover.
Melhor Motor Híbrido – BMW i8 1.5 (233 pontos)
A solução utilizada pelo futurístico BMW i8, vencedor da categoria máxima em 2015, voltou a sagrar-se vencedor, este ano na categoria de melhor motor híbrido, graças à recente renovação do BMW i8, que viu o sistema eléctrico receber melhorias significativas, tornando-se assim ainda mais económico e eficiente.
Melhor Desempenho – Ferrari 3.9 V9 Biturbo (370 pontos)
O vencedor destacado da categoria de motor com melhor desempenho voltou a ser o do 3.9 V8 Biturbo do Ferrari 488 GTB, 488 Spider e 488 Pista, ficando à frente, novamente, do motor 6.5 V12 do Ferrari 812 Superfast, e do motor 4.0 de seis cilindros atmosférico que equipa os Porsche 911 GT3 e 911 R.
Melhor Motor Eléctrico – Jaguar Land Rover Eléctrico (367 pontos)
Surpreendentemente foi a solução totalmente eléctrica a vencer a categoria de melhor motor eléctrico, num ano em que todos esperavam que o vencedor fosse a solução utilizada pelo tão aguardado Tesla Model 3, que ficou em segundo lugar na categoria por meros 4 pontos de diferença.
Motor do Ano – Ferrari 3.9 V8 Biturbo
2018 pode não ter sido o ano ideal em termos desportivos para o fabricante de Maranello, porém a nível de veículos de passageiros, a maioria é unânime em considerar o poderoso V8 biturbo do Ferrari 488 GTB, 488 Spider e 488 Pista como o melhor motor do ano. Ficou à frente de dois rivais de peso, o motor eléctrico do Jaguar I-Pace (328 pontos) e 4.0 V8 Biturbo da Mercedes-AMG (280 pontos).